quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Raio-X Xuxa Sexto Sentido

NOME: Sexto Sentido 
ANO: 1994
VENDAS: 1.000.000
SINGLES: Hey DJ, É de Chocolate, Pipoca, Jogo da Rima, Rir é o Melhor Remédio, Grito de Guerra.
FORMATO: LP, K7 E CD 
ESTILO(s): POP, Dance, Infantil, Romântico. 
Propaganda de Revista.

POR: Daniel Macena. Enfim chega o ano de 1994, a Xuxa havia dado uma pausa na sua carreira desde outubro de 1993 com o fim do "Programa da Xuxa" então ela só voltou em 1994 no mês de junho com o Xuxa Park, o novo disco só foi lançado com a estréia de seu novo programa portanto é provável que Xuxa tenha ficado uns oito meses completamente fora da mídia, após esse tempo no hiato a loura volta com o programa Xuxa Park, percebe-se que Marlene estava tentando amadurecer a carreira de Xuxa com o passar do tempo, Xuxa estava crescendo com o público que vinha acompanhando-a desde o Xou da Xuxa, por exemplo: o Clube da Criança (1983-1986) e o Xou (86-92) eram programas orientados para as crianças, enquanto que o Bobeou Dançou (1989) já foi para o público que estava na fase pré-adolescente, Xuxa se arriscou ainda com o humorístico Xuper Star (1991), e teve ainda um programa adolescente: "Paradão da Xuxa" (1992), assim nesse ano de 1994 Xuxa continua investindo em toda a família, fato que começou á acontecer em 93 com o "Programa da Xuxa" e assim Xuxa estreia o Park que era um programa que investia em tudo: Crianças, Adolescentes e Adultos,  o nome vem de um programa que Xuxa comandou na Espanha, e tinha uma inspiração no Xou da Xuxa com quadros de ginástica e com o quadro de músicas que já era presença frequente nos programas de Xuxa desde 88, assim aconteceu também a estréia do Xuxa Hits.

O ano de 1994 não foi um ano tão bacana para a vida pessoal da Xuxa, o piloto Ayrton Senna faleceu num trágico acidente quando Xuxa tentava reatar um romance com ele, isso fez a loura ficar meio triste, também com a demora pra estréia de seu programa que tardou á acontecer, voltando ao disco, ele segue a mesma linha do que fora lançado anteriormente: Músicas infantis, mescladas com músicas adolescentes, a diferença está que esse álbum é mais bem produzido, com um ensaio fotográfico mais sério e mais bem feito e músicas ainda mais sérias e melhor trabalhadas, sem deixar de lado o infantil e as letras divertidas. Esse álbum tem um diferencial: algumas faixas foram produzidas por Carlinhos Brown. O destaque vai para a turnê desse disco que é bem perfeita, lançada até em VHS na época  é o décimo quarto álbum de estúdio e o décimo em português por Xuxa lançado no dia 23 Agosto de 1994, é o primeiro disco fora da coleção Xou da Xuxa, em visto que o anterior ainda continha músicas que eram tocadas no Xou. Dando o primeiro passo no seguimento do estilo pop juvenil. O lado bom desse disco é justamente esse: á partir daqui cada álbum da Xuxa passa á ter um nome diferente, enquanto que no tempo do Xou, ela mantinha o mesmo nome mudando apenas a numeração do volume (mesma coisa que ela faz hoje com os XSPBs). O álbum vendeu cerca de 1,000,000 de cópias e foi certificado com um disco de diamante pela ABPD

1-HEY DJ 
A primeira música do disco é um Pop-Dance extremamente agitado, convidativo, é impossível ficar parado com essa música, podemos ouvir na música o som das pic-ups dos DJs, a música tem a cara dos anos 90, as crianças gostam mas essa música é feita para o adolescente, é feita pra dançar, é uma música mais longa.A parte instrumental da canção é também muito diferente do que o público esperava ouvir de uma canção de Xuxa nessa época. 

2-COMPASSO DO AMOR 
Saímos do dance da faixa anterior, vamos para essa faixa que como já deu pra perceber, é bem romântica, não é infantil, e o ritmo lembra muito um frevo, composta por Carlinhos Brown.

3-É DE CHOCOLATE
Primeira música totalmente infantil do disco, ganhou um ritmo mais POP, Dançante e moderno (para a época)  ganhou dois clipes, um foi no programa "Xuxa no Mundo da Imaginação". Regravação do grupo Trem da Alegria (1985), é uma das músicas dance mais agitadas da loura. Presente em praticamente todo programa Xuxa Park era figurinha carimbada e tinha uma coreografia com direito a jogadas de cabelo da loura! A música ganhou uma roupagem bem agitada (lembrando um remix) e mais jovem, não tão puxada pro lado infantil, como a versão original, cantada pelo Trem.

4-PIPOCA 
Saímos do chocolate e entramos na Pipoca.Segunda música mais infantil do CD mas ainda num ritmo que agrada o jovem, a letra fala sobre a paixão de Xuxa e das crianças por Pipoca. A música também ganhou um clipe. 

5-JOGO DA RIMA 
A música Jogo da Rima, é uma regravação de Xuxa da cantora estadunidense Shirley Elliston, cujo nome original é The Name Game. A canção agrada tanto as crianças quanto os adolescentes e forma uma brincadeira muito legal, por incrível que pareça, a canção foi regravada por Maria Antonieta, ninguém mais, ninguém menos que a Chiquinha do Chaves!!! "Jogo da Rima" também ganhou clipe. 

6-SEXTO SENTIDO 
Música que dá nome ao álbum, até aqui, é a mais lenta do disco, com uma letra bem linda e tocante que fala da luta pelos seus sonhos, e alcançar seus objetivos, uma canção com vocais densos e um registro mais sério.A música "Sexto Sentido" tem 3 clipes diferentes.

7-DANÇA NAS ESTRELAS
Apesar do nome, essa é a música mais romântica do álbum, conta uma historinha espacial (ainda que de uma forma meio lúdica)  de uma pessoa que faz de tudo pra ter a pessoa amada essa faixa obteve clipe no programa Xuxa no Mundo da Imaginação. 

8-DANÇA DA BANANEIRA 
Essa música é bem engraçada e tem um toque bem latino, é uma das mais divertidas do disco mas é meio sem foco, a gente fica sem saber se é uma faixa infantil ou uma música adolescente ou adulta. A música "Dança da Bananeira" tem 2 clipes diferentes. 

9-SÓ FALTA VOCÊ 
A música mais infantil  entre todas do disco, tem uma letra bem linda, tem um toque levemente semelhante ao forró, lembra muito as músicas do Xou da Xuxa, com uma letra que fala sobre: Pular, Brincar, Dançar, Cantar, é uma das canções mais nostálgicas do disco, na parte em que ela fala "Tô Com Saudade de Você" simboliza os oito meses que ela passou longe da TV entre outubro do ano anterior até julho desse ano.  Mas atenção: Não confundir essa música com "Só Faltava Você" que deu nome ao álbum de 1998 porquê  uma não tem nada haver com a outra.

10-RIR É O MELHOR REMÉDIO (GARGALHADA) 
Mais uma música infantil, fala sobre a importância do riso, e tem a cara da Xuxa, pois ela sempre falou nos seus programas que o importante da vida é que as crianças sorrissem muito, Essa música ganhou um clipe bem bacaninha. 

11-HAPPY-PI
Essa música é composição de Carlinhos Brown, que inclusive participa da canção, a letra não é infantil, é romântica e mistura uma seleção de palavras em várias línguas, acaba não fazendo tanto sentido. Com uma batida bem “estranha” A música tem momento bacanas, mas também tem momentos em que a música fica muito cansativa. É um ponto baixo do CD  A melodia da música parece que foi feita com “retalhos” de outras batidas e acaba virando um “Milk Shake” sem graça de sons. A música quase “viaja na maionese”. 

12-FORRÓ DA CACHORRADA 
Muitos fãs da Xuxa detestam essa música, mas eu que lhes escrevo não acho ela tão ruim assim, ela é uma gracinha, totalmente infantil, lembra muito algumas músicas no tempo do Xou, a letra é totalmente infantil e o toque é bem bonitinho.

13-MUITO PRAZER EU EXISTO 
Essa música é linda, perfeita, de longe a melhor música do disco em termos de letra, fala sobre inclusão social, e a letra é um verdadeiro tapa na cara da sociedade, ao ponto de acabar com qualquer tipo de preconceito contra qualquer tipo de pessoa QUALQUER!!! essa lera tão linda e tocante é composição de  Álvaro Socci e Cláudio Matta. A música "Muito Prazer eu Existo" tem 2 clipes diferentes.

14-GRITO DE GUERRA (Bônus Track do CD) 
Essa era uma das músicas que tocavam na abertura do Xuxa Park e também a que mais tocou no programa desde essa época até seu término em 2001. Todo fã que é Fã sabe cantar essa música!!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário