terça-feira, 29 de novembro de 2016

RAIO-X CD XUXA - 2000



NOME: Xuxa 2000
ANO: 1999 
VENDAS: 150.000
FORMATO: CD & K7
SINGLES:"Profecias (Fim do Mundo)","O Elefante Feliz", "Vira Vira (Planeta Vira, Vira)" , "Efeito Dominó"
ENCARTE DO CD:











Por: Daniel Macena 
Chegamos aos "finalmentes" (risos) não apenas porquê esse foi o primeiro álbum que este que lhes escreve teve (é o mais especial pra mim) mas também porquê esse álbum marca o "fim de uma era" ou seja, marca o fim dos anos 90, o fim dos álbuns da Xuxa fora do "padrão XSPB", é o primeiro disco com Xuxa de cabelos curtos,o último disco de Xuxa cantando músicas para baixinhos e altinhos e etc...

Algumas fotos do ensaio fotográfico do CD, serviram para estamapar alguns produtos da Xuxa como: os salgadinhos Tot's, Capas de Revistas, Livro e o CD "El Mundo Es de Los Dos" 





















Em 1999, Xuxa planejava gravar um álbum ao vivo com seus grandes sucessos. A rainha Xuxa chegou a testar algumas músicas nos intervalos das gravações do "Planeta Xuxa". O novo álbum seria gravado em abril daquele ano durante a sua turnê nacional. O que dá a entender, é que esse seria o projeto musical daquele ano e com o descarte dele foi produzido um álbum em estúdio, o "Xuxa 2000" que é o vigésimo segundo álbum de estúdio e o décimo sexto em português da apresentadora. Lançado no segundo semestre de 1999, teve apenas 2 tiragens. A capa e a contracapa têm um efeito holográfico, a primeira tiragem vinha também com uma etiqueta holográfica com uma marquinha de beijo e a assinatura de Xuxa, ele está na lista dos que não foram relançados. O álbum foi produzido por Michael Sullivan e Zé Henrique, teve direção Artística de Aramis Barros e coordenação artística Marlene Mattos e Xuxa Meneghel. Foi gravado nos estúdios Som Livre.O álbum teve apenas um show, o show foi realizado no Projac no dia 31 de Outubro de 1999, o cenário é o mesmo da turnê 1992 (da turnê do Xou da Xuxa Sete, que é "Xuxa 92 (Curar el Mundo)".Apesar de muitos fãs afirmarem que este foi o único álbum da Xuxa a não ter sido certificado, ele ganhou disco de ouro que está guardado na Fundação Xuxa Meneghel, juntamente com as outras certificações. É possível vê-lo no Making Of do "Xuxa Festa".

Não se sabe o motivo desse CD ter tido apenas duas tiragens,mas creio que tenha sido porquê Xuxa já estava focada em seu novo projeto: "Só Para Baixinhos", lançado no ano seguinte, ela desenvolveu essa vontade de fazer algo mais educativo após o nascimento de Sasha e a gente percebe isso tanto na arte gráfica do encarte que é idêntica a do primeiro Só Para Baixinhos, quanto também em algumas músicas do repertório, tanto que todos os clipes desse CD foram produzidos no programa 'Xuxa no Mundo da Imaginação". 

Vários fatores contribuíram pra que esse disquinho não fosse bem vendido (além é claro da distribuição de apenas duas tiragens), o primeiro é porquê Xuxa usou como tema principal o fatídico ano de 2000 pois naquela época todos acreditavam que o mundo iria acabar na virada do milênio, outro fator foi o corte de cabelo, sabemos que esse novo visual da Xuxa não agradou  a maioria dos fãs na época e eles custaram a aceitar, outro fator foi o fato de o CD ter um repertório infantil demais, distanciando assim os fãs mais velhos, além é claro da fraca divulgação por parte da própria Xuxa e a falta de uma trnê etc... não se sabe ao certo quanto vendeu esse disco, alguns fãs falam que foi 50 mil para outros foi 150.000 e  por aí vai. Esse CD é bem raro, e dificilmente você o encontra para venda por menos de 100 reais.

Nesse CD Xuxa misturou músicas para todos os gostos, ritmos e estilos musicais, mesclando músicas pros Baixinhos (em sua maioria) , pros altinhos, pagode, dance, pop, lambaeróbica, country, rock, Rap romântico e ainda tem umas músicas que foram inspiradas nos grandes sucesso do Xou da Xuxa A sonoridade do álbum é bem diversificada, indo de Axé ao Country. Algumas músicas caberiam perfeitamente no projeto “XSPB”, como “O Elefante Feliz”, “A Festinha”, “Cabeça, Tronco e Membros entre outras. A arte gráfica é impecável....A capa é uma das mais belas de toda a carreira da Xuxa, a arte gráfica do disco é totalmente impecável, desde a capa, contra capa, encarte e até rótulo CD.  O encarte tem o formato “livreto”, a arte imita um caderno escolar, com traços bem típicos que seriam adotados no ano seguinte, com o “Xuxa Só Para Baixinhos” (2000). (O encarte tem páginas que lembram as famosas "agendinhas da Xuxa" muito populares nessa época).

1-PROFECIAS (Fim do Mundo) 
No fim do ano de 1999 houve um medo geral na nação, muitos acreditavam que o fim do mundo chegaria junto com o novo milênio, e dentro deste tema que a composição de Michael Sullivan e Dudu Falcão se desenvolve. A música também serve como um “apelo” contra grandes problemas mundiais, como desmatamento, fome, guerras etc. A canção foi a mais trabalhada do álbum, “Profecias” foi tema da abertura do “Xuxa Park” nos seus anos finais, e também foi tema de abertura da novela “Vila Madalena” (1999) da Rede Globo, onde Xuxa aparecia na abertura. O clipe da música foi aproveitado na abertura da novela. Muitas comparações foram feitas com o clipe de “Ray Of Light”, da Madonna.Basicamente a música fala que o mundo vai acabar através das pessoas que causam violência, desmatamento e etc..

2-PAGOXU (Participação Especial Grupo Molejo) 
Xuxa e Marlene resolvem apostar em algo diferente, com o pagode embutido na faixa. A música conta com uma introdução feita pelo Molejo. Em algumas performances, a introdução era “dublada” pelo Fly (You Can Dance). A música ganhou um clipe no programa “Xuxa no Mundo da Imaginação”, em 2002. Curiosidade: Existe uma versão demo do Grupo Molejo, sem a Xuxa. A música é feita para baixinhos e altinhos apesar da letra ser bem infantil.

3-O BICHO VAI PEGAR
A parceria entre Xuxa e Cid Guerreiro (compositor de vários hits como “Ilariê”, “Tindolelê e “Pinel por Você”) volta á tona (desde 1998), pois bem, a canção tem o ritmo “baiano” (como o próprio Cid/Xuxa/Marlene/Produção descrevem) predominante. Não foi um single, porém foi bem trabalhada no “Planeta Xuxa” e “Xuxa Park”. A música é mais "moderna" do que as outras geralmente compostas por Cid, é bem agitada, alegre e divertida mas tem um toque mais pop.

4-O ELEFANTE FELIZ 
A música faz a cota “infantil” do álbum, a sonoridade é bem próxima ao “XSPB”, do ano seguinte, poderia muito bem ter sido aproveitada no projeto. As performances contavam com Xuxa e Paquitas com adereços de elefante. A canção ganhou um clipe no XMI, em 2002.

5-A FESTINHA 
Visivelmente essa música foi inspirada na música "Festa do Estica e Puxa" de 87 só que mais moderna e se a música do "Xegundo Xou da Xuxa" mencionava os desenhos do Xou, em "A Festinha",são mencionadas os desenhos do Park nessa época. A faixa é recheada de elementos da cultura infantil, desde personagens da Disney á Turma da Xuxinha. Os arranjos tem como inspiração músicas dos anos 50. A composição fica por conta de Luizito e Paulo Azarias. Essa música poderia muito bem ter sido aproveitada para o álbum "Xuxa Festa"

6-LAMBAERÓBICA DA XUXA 
A Lambaeróbica era um ritmo musical que estava em voga nessa época, esse estilo é quase a mesma coisa que hoje se chama de zumba, esse ritmo musical misturava geralmente Lambada ou Samba com passos de aeróbica, essa música agrada todas as idades e tem uma marcante influência latina. O coro fica por conta das Paquitas NG. A composição é de Álvaro Socci e Cláudio Matta. A letra é bem "chiclete" dessas que grudam na cabeça. 

7-DANÇANDO O COUNTRY 
A música foi bem trabalhada no “Xuxa Park”, e algumas vezes, performada no “Planeta Xuxa”. Nas performances, Xuxa e Paquitas (2000) usavam um grande chapéu de Cowboy (cowgirl no caso). Pena que essa música não ganhou videoclipe, a letra é bem simples e bastante infantil, no estilo Coutry que estava em alta nessa época.

8-DIA DAS BRUXAS 
A suavidade da faixa anterior é deixada pra trás com a entrada dessa música que  é inspirada no Halloween, uma festa popular nos Estados Unidos e Europa, a primeira e única da Xuxa a tratar desse tema. A canção tem arranjos maravilhosos, com um solo de guitarra digno de um rockstar. A faixa foi bem trabalhada no “Xuxa Park” no ano de lançamento do álbum, e em datas comemorativas posteriores, assim como no “Planeta Xuxa”. O clipe foi lançado em 2003, no XMI.

9-A BANDINHA DA XUXA 
Mais uma música inspirada no "Xegundo Xou da Xuxa". Seria uma continuação do música “Banda da Xuxa”, do álbum de 1987 ? apesar da música também mencionar instrumentos, ela é bem mais moderna que a versão de 87 . A faixa usa o “auto-tune” em grande escala (todos os álbuns a partir de 1998 possuem auto-tune), o que o torna bem perceptível. A canção foi pouco trabalhada, performada poucas (3) vezes no “Xuxa Park”, apesar disso, ganhou um clipe no “Xuxa no Mundo da Imaginação”, em 2002.

10-CABEÇA, TRONCO & MEMBROS 
Essa é a música mais "Fofa" do álbum a melodia é quase um reggae, e a música mais infantil do CD destaque para o solo de sax e coro de paquitas. A música mais parece uma “mãe” de “Cabeça, Ombro, Joelho e Pé”, do “XSPB” (2000). O ritmo é mais lento, porém a voz da Xuxa está bem doce e gostosa de ouvir. A canção ganhou um clipe no "Xuxa no Mundo da Imaginação".

11-EFEITO DOMINÓ 
há mais latinidade nessa faixa que chega flertado bastante com a música eletrônica e os ritmos caribenhos. A música é uma das “adultas” do álbum, faz parte da trilha sonora do filme “Requebra” (1999). A canção foi bem trabalhada no “Planeta Xuxa” durante o período de promoção do filme/álbum. Há duas cenas do filme em que toca essa música uma é  engraçada e  a outra é cheia de dança e sensualidade. É bem agitada e contagiante, é impossível ficar parado com essa música, a cantora investiu pesado nos ritmos caribenhos nessa faixa. 

12-VIRA, VIRA (Planeta Vira Vira) 
Essa faixa também não é muito infantil, é um pop eletrônico bem bacaninha, a música foi criada pra ser tema do Planeta Xuxa,foi o grande sucesso do álbum, foi trabalhada massivamente no “Planeta Xuxa”, chegou a ser tema de abertura/encerramento do programa por um pequeno período de tempo, em 1999 e 2000. posteriormente ela virou tema do programa TV Xuxa entre os anos de 2005 e 2006.

13-RAP DA XUXA 
A variedade de ritmos e letras está, mais uma vez, confirmada. “Rap da Xuxa” é bem diferente do resto do álbum, Xuxa arrisca um “rap”. A música é a “obscura” do álbum, nunca performada. É pouco lembrada até pelos próprios fãs, uma pena pois deveria ter ganho um clipe no Xuxa no Mundo da Imaginação, mas não aconteceu.

14-SÓ O NOSSO AMOR 
Essa música é a típica baladinha romântica que se coloca em um álbum infantil. A música também faz parte da trilha sonora de “Requebra”, porém acabou sendo ofuscada por “Efeito Dominó”. Para piorar, no filme é só tocada a versão instrumental da música. De todas é a música menos infantil desse CD, tocava muito no Xuxa Park entre o fim de 1999 até o seu término em 2001, na hora em que Xuxa ia dar a marquinha de beijo nas crianças antes de ir embora.

15-POT-POURRI: Primeiro Aniversário/ Parabéns Para Você/ Parabéns da Xuxa
“Parabéns da Xuxa” (1987) foi regravada para esse pot-pourri. A única parte inédita é a música “Primeiro Aniversário”. A canção também está recheada de auto-tune, que está bem perceptível. Seria muito bem aceita se tivesse entrado no álbum "Xuxa Festa".

16-2000
(pelo menos pra mim) essa música é a mais sem graça do disco. A última música e que intitula o álbum, volta ao tema de “fim do mundo” de “Profecias” já que ela abre e fecha o CD nesse tema, só que ao contrário ou seja "Profecias" tem uma letra mais séria, um tom mais de alerta, enquanto que essa música é mais festiva, mais carnavalesca, num tom de comemoração, tranquiliza as crianças, jovens e adultos de que o mundo não acabaria em 2000. O clipe da música foi apresentado no “Show da Virada” em 1999/2000, gravado no cenário do “Planeta Xuxa”.

TEXTO BY: Wikipédia, Daniel Macena, e Xuxa Zone

Um comentário:

  1. Esse disco e o Boas Notícias são os mais injustiçados da carreira da Xu uma pena terem sido fracassos de vendas na época

    ResponderExcluir