sábado, 5 de novembro de 2016

Raio-X Disco da Xuxa: Tô de Bem com a Vida

NOME: Tô de Bem com a Vida 
ANO: 1996
VENDAS: 250 mil 
RECOMPENSA: Platina 
SINGLES: Tô de Bem com a Vida, Xuxaxé 
ESTILO (S) : Infantil, Folk, POP, Folclórico e ritmos tradicionais brasileiros.




Em 1996, Xuxa completou dez anos como contratada da Rede Globo e 13 anos como apresentadora infantil. A data foi comemorada em grande estilo com direito a especiais na TV e lançamento de disco comemorativo.  No mesmo ano finalmente Xuxa encontra o tão sonhado "novo amor". após uma onda de extrema solidão e um desgaste emocional e no trabalho (já falamos disso aqui antes), Xuxa havia encontrado enfim o seu "Príncipe Encantado", Luciano Szafir. Cansada do foco teen que havia incluído em suas produções anteriores, Xuxa sentiu a necessidade de "relaxar e ficar de bom humor". E assim gravou esse CD com músicas com tudo que ela gosta: Mensagens positivas pra ficar de alto astral, o problema é porquê esse CD acabou ficando infantil demais e se os discos anteriores amadurecem com o público que vinha crescendo com Xuxa, esse disco "regride" e investe num público mais infantil, sabemos que nessa fase os fãs de Xuxa eram geralmente adolescentes, e é quase impossível alguém nessa faixa etária curtir a maioria das músicas, alguns fãs consideram o disco o melhor álbum da Xuxa, outros o consideram como um "XSPB dos anos 90" pelo fato de que a arte gráfica e a maioria das fotos do CD são parecidas com o que Xuxa usaria anos mais tarde, na década de 2000, pra piorar o disco tem ainda algumas músicas "nada haver" (falaremos disso mais á diante). Por essa razão o álbum teve vendas bem mais baixas que seus antecessores Com uma pitada de ritmos tradicionais brasileiros, Tô de Bem com a Vida se destaca pelas canções "Xuxaxé" e "Lá vai a Loura". Devido ao fracasso nas vendas, o álbum está na lista dos que não foram relançados. Nessa lista também estão seguintes discos Boas Notícias, Só Faltava Você e Xuxa 2000. Este álbum é o ultimo lançado (oficialmente) em LP. Tô de Bem com a Vida foi certificado disco de platina, por vendas superiores a 250 mil cópias no Brasil. O álbum encontra-se fora de catálogo. O engraçado é que a maioria das apresentadoras infantis como Angélica e Mara Maravilha "copiaram" o estilo desse CD e fizeram álbuns totalmente coloridos, com os nomes das apresentadoras também em várias cores há quem diga que foi pra "trazer ás crianças de volta" pois na época as crianças estavam ficando cada vez menos infantis, mais presas em casa á internet e acompanhando artistas como "É O Tchan" e outras bandas não-infantis, colorir os álbuns foi uma tática de fazer a criançada gostar novamente de coisas de criança. "Tô de Bem Com a Vida" foi  também a oitava turnê realizada por Xuxa, e foi baseada no álbum de mesmo nome,e foi apresentada em várias cidades do Brasil. O show teve bastante divulgação, trechos dos shows no Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte foram exibidos no Xuxa Park especial de Natal em 1996 e posteriormente nas edições de férias do programa em 1999. A turnê foi dividida em três partes: Uma de 15 de Novembro de 1996 a 23 de dezembro de 1996, a segunda de março a maio de 1997 e a última parte de 27 de julho a 29 de dezembro de 1997. 

Xuxa também contou em várias entrevistas que ela considerava este (até então) o seu melhor disco a loura disse que esse foi o álbum em que se sentiu mais à vontade pra gravar, já que permitiram ela usar sua voz sem forçar demais.“Acho que este é o meu melhor disco. Não que eu seja cantora agora, mas tenho certeza de que, depois de tanto tentar, estou cantando melhor.”

o repertório era o mais diversificado possível: de quadrilha a carnaval, passando por temas folclóricos, canções “pumba-pumba” (como a loira costuma chamar aquelas dedicadas aos mais baixinhos), merengue e até canção israelita. Ritmos para deixar qualquer um de bem com a vida.Pela primeira vez, Xuxa aparecia como produtora do disco, ao lado de Michael Sullivan e da então empresária, Marlene Mattos. A Direção Artística ficou a cargo de Aramis Barros, que já desempenhava essa função desde o disco Xuxa (Som Livre, 1993).


Ensaio fotográfico do CD: 



1-TÔ DE BEM COM A VIDA 
a canção traduz o estado de espírito de Xuxa. Álvaro Socci, Claudio Matta e Vivian Perl são os compositores dessa faixa que faz uso de todas as expressões populares possíveis para o humor da pessoa: “de vento em popa”, “feliz pra burro”, “de bode”, “ficar de preguiça” e por aí vai...
O primeiro vídeo-clipe da canção foi exibido quase simultaneamente com o lançamento do álbum. No dia 08.10.1996, foi ao ar o Especial de Dia das Crianças “O Direito de Ser Feliz” (Rede Globo) que trouxe, além da faixa em questão, os clipes de mais outras 3 faixas do disco.O vídeo foi gravado no salão nobre do Clube Fluminense (RJ), com a participação de cerca de mil pessoas. Mesmo após o fim da gravação, as pessoas não queriam deixar o clube e Xuxa teve que cantar mais duas músicas. O clipe seria lançado como conteúdo extra da VHS do show “Tô de Bem com a Vida” em 1997, mas o projeto foi engavetado.“Tô de Bem com a Vida” aparece também na coletânea Pérolas (Som Livre, 2000) e foi regravada em 2005 para o sexto volume da série XSPB. O programa Xuxa no Mundo da Imaginação produziu um segundo clipe para a faixa. Em 2012, Xuxa apresentou a música no TV Xuxa - Especial Anos 90(Rede Globo).

2-LÁ VAI A LOURA 
A primeira regravação do disco é um merengue. “Lá Vai a Loura” é a versão de Cid Guerreiro, Roberta Little e Angela Mattos para canção de Alfonso Vallejo Salinas, “La Bailadora”. A canção original é bastante semelhante à versão de Xuxa; basicamente trocaram a narrativa de 3ª pessoa para 1ª e a bailadora virou a loira. “La Bailadora” foi lançada em 1994, no disco Lluvia de Amor(EMI Latin) do cantor dominicano Eddy Herrera, sendo considerada um dos maiores sucessos do cantor até hoje. Xuxa gravou um clipe para a canção, que foi exibido no Especial de Natal de 1996.O vídeo foi considerado o ponto alto do programa, segundo o Jornal O DIA, de 22.12.1996 Lá Vai a Loura foi apresentada inúmeras vezes entre 1996 e 1999 no programa Xuxa Park. Anos mais tarde ganhou um segundo clipe exibido no Xuxa no Mundo da Imaginação.Na contracapa do álbum na versão CD, o nome original da canção foi escrito errado: La Balladora (com dois “L” ao invés da letra i)

3-XUXAXÉ
Parceria de Michael Sullivan e Dudu Falcão, Xuxaxé foi a grande aposta depois da faixa-título. Numa incursão declarada pela axé music, a loira tinha seus palpites: “acho que essa música vai pegar no carnaval” (Jornal O Dia, 08.10.1996). Xuxaxé fez sucesso mesmo fora da folia carnavalesca, até porque existia uma canção mais apropriada no mesmo disco.O clipe foi exibido no Especial de Dia das Crianças e suas locações foram a Lagoa Rodrigo de Freitas e os Arcos da Lapa, no Rio de Janeiro. Também houve um segundo clipe feito no programa Xuxa no Mundo da Imaginação.

4-CARNAXUXA
A música que tem o tema de carnaval sempre foi usada nos programa carnavalescos de Xuxa, porém no TV Xuxa ela nunca foi usada e caiu no esquecimento. Além disso, a música deu nome a turnê temática de 1997 e sendo ela a principal canção, "CarnaXuxa". A turnê CarnaXuxa, que teve sua primeira edição em 1997 apresentando duas músicas inéditas e vários de seus famosos hits, não foi cancelada mesmo com a chegada de Sasha em 1998, e reuniu milhares de pessoas no Rio de Janeiro. Cid Guerreiro emplaca sua segunda composição no álbum. Carnaxuxa é o tema carnavalesco do álbum e se vale de um recurso que nós já vimos lá em 1990, em I Love You, Xuxu (Xuxa 5 – Som Livre): viajar pelos lugares ressaltando alguma característica típica. Se antes a viagem era internacional, agora Xuxa percorre boa parte dos estados brasileiros. Carnaxuxa ganhou clipe no programa Xuxa no Mundo da Imaginação

5-A CARAVELA DE CABRAL
Hora de aprender! Seguindo a fórmula de sempre ter músicas educativas, a loira dessa vez contou a aventura de Pedro Álvares Cabral e sua chegada ao Brasil. A faixa bisa a parceria de Michael Sullivan e Dudu Falcão no disco e teve uma performance especial no show “Tô de Bem com a Vida” com direito ao Fly (You Can Dance) vestido de Cabral e uma minicaravela no palco. “Caravela” ganhou seu primeiro clipe no programa “Xuxa no Mundo da Imaginação”.

6-AI, AI, AI 
Um ponto baixo do CD, essa música tem uma letra ridícula, é bem humorada e engraçada é fato, e o ritmo é caribenho lembrando aqueles ritmos "mexicanos", talvez Freud explique essa junção. Música de Zé Henrique e Cátia Pereira (o que nos leva á pensar como compuseram uma música tão ruim) mas justiça seja feita, essa não é a pior música do CD, ela até se salva pelos toques de bom humor que querendo ou não, casa com a proposta do CD , Ai Ai Ai traz o lado “atriz” de Xuxa à tona e ela se diverte! Claro, quem imaginaria Xuxa com furúnculos, prisão de ventre, brotoejas ou espinhas? Na definição de Sullivan, Ai Ai Ai é “anarquista” e mostra um lado personagem de Xuxa. O resultado foi uma das gravações mais bem humoradas da loura. No clipe exibido no Especial de Dia das Crianças, Xuxa se esbaldou dando vida às figuras problemáticas da canção e não foi só lá...No palco dos shows, mesmo sem estar caracterizada, Xuxa chamou atenção.

7-BRINCAR DE RIMAR 
Uma das canções mais infantis do disco, acabou caindo no gosto dos mais crescidos também. Brincar de Rimar foi composta por Nil Bernardes e Terry Winter e não foi pensada para a Xuxa. A faixa é uma regravação de outra figura do imaginário infantil dos anos 80: Fofão! O personagem alienígena nascido na Fofolândia e ex-Balão Mágico foi o primeiro a gravar a canção que brinca de rimar com os nomes das pessoas. Obviamente, a versão original não trazia o nome de Xuxa, mas não há no encarte da loira nenhum crédito da adaptação. A versão original saiu no LP Fofão (RGE, 1989).

8-HUPPA HULE 
Mais um ponto baixo do CD, lembra as músicas do XSPB, e o refrão não faz o menor sentido, a música se torna muito enjoativa e cansativa com o tempo. Versão de Vanessa Alves e Felipe Bella para a canção de Zohar Laskov, Shir Habatlanim, a música tem uma história toda especial. Além de ser oferecida pelo compositor à própria Xuxa, durante a viagem que a loira fez a Israel no Natal de 1995, a canção se tornou uma das mais famosas de Israel depois de ficar em 8º lugar na Eurovision Song Contest.Andréia Sorvetão divide os vocais com Xuxa e a apresentação da música na turnê segue exatamente os mesmos movimentos da dupla “The Lazy Bums”, os intérpretes originais.

9-A PETECA 
Apesar do duplo sentido na letra (risos) a música é uma das melhores do álbum  composição de Zé Henrique, Cátia Pereira e Ângela Mattos que emplacaram sua segunda composição no disco: A Peteca. Pena que a música não fez parte da turnê e nem teve clipe gravado para os Especiais, mas ganhou seu clipe anos mais tarde no Xuxa no Mundo da Imaginação.

10-FICÇÃO 
Essa música lembra muito "Leitura" do disco de 1990 da Xuxa, ficção é uma das canções menos lembradas do disco.Tema de menor importância no disco,não chegou a dizer a que veio.  Composição de Álvaro Socci e Cláudio Matta, a música trata da predileção de Xuxa por filmes de terror (o que é verdade) e ainda deixa o recado para algo tão antigo quanto as lendas de ficção: “pior do que alguns filmes de cinema, é o que se vê no jornal”.

11-QUADRILHA DA XUXA 
Elias Muniz e Carlos Colla compuseram o tema. A Quadrilha da Xuxa abriu os caminhos para os festejos juninos. Deu certo! No ano seguinte, Xuxa gravou seu primeiro disco temático e foi justamente para as festas de São João. O tema passou a ser presença constante nos programas de São João e, claro, não faltou na série de shows “Arraiá da Xuxa” que a loira fez em 1997. Antes disso, a canção fez parte da turnê “Tô de Bem com a Vida”.

12-VAQUEIRO VAI BUSCAR MEU BOI 
De longe a pior música do CD, a letra é bem bonitinha, mas o que prejudica é a melodia da canção, a forma como a música se desenvolve, muitos fãs da Xuxa detestam essa música, e muitos param de ouvir o CD aqui, ou pulam essa canção, a música parece ter sido feita num terreiro de macumba (sorte que não foi a Mara quem gravou) a música fica ainda no gancho dos temas folclóricos, composição de Josias Sobrinho. A canção é originária da peça teatral “Catirina”, escrita, concebida e dirigida por Fernando Bicudo, que convidou Xuxa para assistir à peça numa apresentação especial em agosto de 1996. A loira estava em São Luís (MA) para alguns compromissos profissionais e aproveitou para assistir à peça no Teatro Arthur de Azevedo. Xuxa, que foi aplaudida e homenageada no palco, saiu de lá entusiasmada e decidida a usar seu poder de comunicação em prol da divulgação do folclore regional maranhense.O programa Xuxa no Mundo da Imaginação, em 2004, apresentou no quadro “Era Uma Vez” a história do Bumba-meu-boi e o encerramento foi ao som da música; que também ganhou um clipe no programa, mas foi exibido em outra ocasião.

13-A CHUVA 
Pelo fato de muitos pararem de escutar o CD na faixa anterior, essa e a última ficaram mais esquecidas. A tradicional música de conscientização à preservação da natureza não poderia faltar! “A Chuva”, composição de Álvaro Socci e Cláudio Matta,  A faixa fez parte da turnê do disco, quebrando um pouco o ritmo animado do repertório do show. Na TV, ganhou um clipe exibido no Especial de Natal daquele ano.Uma das apresentações memoráveis foi a do TV Xuxa em 2005.

14-AMIGA 
A última faixa do disco foi dedicada á sua então, empresária e amiga Marlene Mattos. A gravação da música e do clipe foram feitas escondidas da empresária.exibido como material inédito na série de programas “Xuxa - 12 anos com você” em 1998, durante a licença-maternidade da apresentadora.

Texto By: Daniel Macena, Blogger Xuper, Wikipédia

2 comentários:

  1. Eu tinha 11 anos na época que foi lançado e foi o disco que eu mais amei dela, eu era criança e achei o disco lindo, ela tava linda na capa e o colorido deu um destaque, as músicas eu gostei demais. É meu álbum favorito.

    ResponderExcluir
  2. Não curto muito esse album a maioria muito infantil mas nao tenho problema com isso agora de fato eu nao gosto mesmo são das músicas: Carnaxuxa, Cabral (chata pra cacete), Amiga e do Vaqueiro (por eu achar filler nem acho tão ruim assim) da década de 93-99 esse é o álbum desse período que eu menos gosto

    ResponderExcluir