terça-feira, 8 de novembro de 2016

Raio-X CD Xuxa Boas Notícias




NOME: Boas Notícias 
ANO: 1997
VENDAS: 400.000 +
FORMATO: CD & K7
SINGLES: "Libera Geral","Planeta Xuxa","Xuxa Lelê", "Boas Notícias", "Serenata Do Grilo"
ESTILOS: Infantil, Teen, Romântico, Gospel, POP, Rock, Reggae, Dance 



Encarte do CD.

Propaganda de Revista.
Por: Daniel Macena
Em 1997 a carreira de Xuxa ia de vento em polpa, ela estava há 1 ano namorando o Luciano Szafir, estreou seu programa novo: Planeta Xuxa, e o programa Xuxa Park passou á ser totalmente infantil e mais parecido com o Xou da Xuxa,exibido no sábado de manhã, já o Planeta era um programa musical só que muito mais maduro que o "Xuxa Hits", exibido nas tardes, também de sábado esse programa mesclava ainda musicais, matérias, clipes e transformação, focando num público mais adulto, ambos programas eram líderes de audiência e essa maré de coisas boas na vida de Xuxa fez ela lançar o CD "Boas Notícias" no mesmo estilo de positividade do disco anterior, algumas fotos até se assemelham as do disco anterior, aliás esse CD é quase um  "Tô de Bem Com a Vida 2" só que muito mais maduro e melhor. A gente percebe que essa fase de Xuxa do meio dos anos 90 (período que vai de 1993 á 1999), foi a melhor época musical da rainha dos baixinhos, não apenas porquê cada CD saiu com um nome diferente, também porquê ela passou á investir num público mais teen, mesclando seus discos com diversos ritmos musicais diferentes e porquê tudo que ela cantava nas músicas era exatamente o que ela estava vivendo na época, por exemplo: nessa época Xuxa estava com um desejo de ser mãe já fluente em seu coração, e assim ela dedicou uma das músicas do CD á seu futuro baixinho (a) ou seja, Sasha já tinha uma música dedicada á ela muito antes de nascer. Outra coisa que é predominante no álbum é a mistura de ritmos musicais, o CD tem músicas pros baixinhos, músicas pros adolescentes, algumas letras românticas e ainda: Reggae, Rock,  POP, Rap, Gospel e o Dance dos anos 90 que não podia faltar, a maioria das músicas apresenta letras mais sérias ou com bastante mensagens positivas que é o que Xuxa geralmente inclui em seus álbuns é o vigésimo álbum de estúdio e o décimo quarto em português da Xuxa. Foi lançado em Setembro de 1997 e em novembro do mesmo ano, dois meses depois do lançamento, o álbum já tinha vendido 400 mil cópias portanto é provável que esse CD tenha atingido a meta de um milhão de cópias em um ano.sendo certificado disco de platina pela ABPD. Mesmo assim foi o último álbum a ser vendido no formato K7. O álbum está na lista dos que não foram relançados. O disquinho foi produzido por Michael Sullivan, teve a direção Artística de Aramis Barros, foi gravado nos estúdios: Som Livre e teve co-produção Zé Henrique, Marlene Mattos, Lincoln Olivetti e Xuxa Meneghel. 


CD SINGLE
Um CD single com as músicas Serenata do Grilo e Boas Notícias foi lançado exclusivamente para as rádios brasileiras.O CD single "Xuxa 97" foi lançado para divulgação nas rádios do Brasil em 1997 antes do lançamento do álbum "Boas Notícias", não possui capa, o CD vinha em uma cápsula. O CD é roxo com um enorme "X" amarelo, com o nome "Xuxa 97" no topo e as músicas nos lados com os nomes dos compositores.



TURNÊ
Turnê Boas Notícias ou "Xou da Xuxa Boas Notícias" foi a décima primeira turnê realizada pela apresentadora e cantora Xuxa baseada no álbum "Boas Notícias", que foi apresentada em várias cidades do Brasil. Em relação a outras turnês, esta teve poucas apresentações por conta da gravidez de Xuxa. O show abusava de efeitos especiais, luzes e cores. Trechos da turnê foram exibidos no Planeta Xuxa e no especial Xuxa 12 anos naquele mesmo ano. Foi a última turnê dirigida por Marlene Mattos. A turnê inciou-se no dia 1º de janeiro de 1998 e teve fim em maio do mesmo ano. Depois disso houve apenas mais dois shows que foram shows especiais, a Chegada do Papai Noel e Natal Sem Fome.As imagens da turnê nunca mais apareceram após o ano de 1998. Há boatos de que a Xuxa Produções tenha perdido esse material. Karametade, Vinny e Exaltasamba participaram de um dos shows da turnê.
    Matéria da Folha de São Paulo 28 de Setembro de 1997:
    Matéria da Folha de Sp dia 24 de outubro de 1997:


    1-XUXA LELÊ 
    Com certeza uma das músicas de maior sucesso do CD tem um ritmo que lembra o carnaval e os ritmos baianos, é impossível ficar parado ao som dessa música tocou bastante no Xuxa Park e no Planeta. A música "Xuxa Lelê" tem 3 clipes diferentes, só pela letra dessa música já dá pra perceber que a agitação e a positividade estão presentes em quase todo o álbum. É parecida com a música "Xuxaxé" do disco anterior.

    2-LIBERA GERAL 
    Essa música tem quase o mesmo estilo da letra anterior, continuamos com o mesmo tema: positividade, apesar dela não ser tão agitada quanto a faixa anterior e ter uma letra menos infantil e mais séria, essa música foi um sucesso e tocou muito no Planeta Xuxa, essa música agrada todas as idades, e é impossível ficar de mau humor com essa faixa do CD, pouca gente sabe mas a banda Asa de Águia regravou essa música. Ganhou uma segunda versão no CD Xuxa Festa, com outro ritmo, mais animado,  e vocal de Carlinhos Brown, destaque nessa regravação para o solo de sax. 

    2-DIET 
    A agitação continua com essa música que é ano estilo de Axé, tão agitada que você tem a impressão de estar num bloco de carnaval, as crianças gostam mas é uma música voltada para o público adolescente, tem um Q de duplo sentido, e também é meio folclórica mencionando personagens do folclore brasileiro,  a letra não faz muito sentido mas quem liga? é feita pra dançar!!!  essa música é uma das que chegaram a ser ensaiadas, mas nunca foi performada na turnê.

    3-PLANETA XUXA 
    A música Planeta Xuxa é tema de abertura do programa homônimo, essa música é um dance bem com a cara dos anos 90, a letra também é muito positiva e não há quem não lembre dessa música pois ela cantava todo sábado na abertura, até o fim do programa em 2002.

    4-BOAS NOTÍCIAS 
    Essa música é no estilo de Rock, a letra menciona todas as "boas notícias'' que o povo brasileiro gostaria de ouvir, fala de uma pessoa que não quer mais ouvir notícias ruins, apenas as manchetes boas. A música "Boas Notícias" tem 3 clipes diferentes, cá entre nós, no mundo em que vivemos hoje, a música continua super atual

    5-AMARELINHA (Pulando, Pulando)
    Primeira música mais infantil do CD, a música é no estilo de Rap, ritmo musical de sucesso nos nos anos 90. apesar do primeiro clipe não ser tão infantil.A música "Amarelinha (Pulando, Pulando)" tem 2 clipes diferentes o segundo é mais infantil.

    7-MEU XAMEGO 
    Essa música é no estilo de Reggae, ganhou um clipe e não possui uma letra tão infantil, a música é levemente romântica e também fala sobre aquelas coisas que todo mundo joga fora mas a gente adora colecionar, como por exemplo: Papéis de Carta, Tampinhas e etc... 

    8-AGORA EU VOU ANDAR (Andar Devagarinho)  
    Essa música é a segunda mais infantil do disco, fez bastante sucesso e tocou muito em tudo quanto é lugar principalmente no park, pena não ter ganhado clipe, destaque para assobios na música. Essa faixa tem arranjos musicais de Lincoln Olivetti

    9-PRESTE ATENÇÃO 
    Mais uma música extremamente infantil, a canção ensina as crianças á terem boas maneiras, e é bem dance ganhou um clipe no  programa "Xuxa no Mundo da Imaginação" e DVD de mesmo nome.

    10-GODOFREDO, O PIOLHO 
    mais uma canção bastante infantil, lembram quando Xuxa tinha uma pulga chamada Joana?(no disco de 1992) pois é...agora ela tem um piolho, o Godofredo que pula na cabeça de toda a turma da Xuxa e faz todo mundo se coçar, essa é uma das músicas mais agitadas do disco. 

    11-VAMOS EM FRENTE 
    Mais uma música no estilo dance, essa música tem mais uma letra positiva que toca todas as idades, a letra ainda tem aquelas frases que Xuxa dizia no programa, tipo: "Soltar a franga" e etc... Essa música é mais uma que foi ensaiada para a turnê mas nunca entrou 

    12-SERENATA DO GRILO 
    Mais uma música super infantil do CD, conta uma historinha super bacana pras crianças. A música "Serenata do Grilo" tem 2 clipes diferentes. A música também tem arranjos musicais de Lincoln Olivetti.

    13-ORAÇÃO DE UM NOVO MILÊNIO
    A letra dessa música é no estilo gospel, essa canção é uma das melhores de todo o repertório musical da Xuxa, fala sobre preservação á natureza, violência e etc...   "Oração de um Novo Milênio" é versão da canção "The Flying Dutchman", do grupo "Yellowstone and Voice", lançado em 1972. Nessa época as pessoas andavam meio paranoicas achando que o mundo acabaria no ano 2000. Essa música ganhou um clipe. 

    14-NA HORA EM QUE VOCÊ QUISER CHEGAR 
    Essa música é a mais lenta de todo o CD é uma linda canção de ninar feita para o futuro bebê de Xuxa, nessa época ela tinha um desejo muito grande de ser mãe. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário