sexta-feira, 25 de novembro de 2016

RAIO-X: Xuxa - Só Faltava Você

Imagem relacionada


NOME: Só Faltava Você 

ANO: 1998
VENDAS: 100.000 
RECOMPENSA: Ouro 
FORMATO: CD 
SINGLES: Uma Cação Pra Sasha, Eu Tô Feliz, Pelotão da Xuxa, Adoleta 



Encarte do CD:


Só Faltava Você é o vigésimo primeiro álbum de estúdio e o décimo quinto em português da cantora e apresentadora Xuxa lançado em 1998 meses antes do nascimento de Sasha, o álbum foi totalmente voltado à gravidez, tanto que Xuxa dedicou duas músicas à filha: Só faltava você e Uma canção para SashaO disco foi feito a toque de caixa para que fosse lançado e divulgado antes do nascimento de Sasha,o que com certeza atrapalharia a divulgação e as vendas, foi exatamente o que aconteceu, após Sasha nascer, em certos pontos do país os CDs ficaram "encalhados" nas lojas. As músicas mais famosas do álbum são "Eu tô Feliz", "Pelotão da Xuxa", "Adoleta", "O Que é, o Que?", "Máquina do Tempo".O álbum vendeu mais de 100.000 cópias rendendo disco de ouro, ou seja, um número muito abaixo do que seu antecessor: "Boas Notícias" que vendeu muito mais, isso acontece porquê na época da gravidez, obviamente Xuxa não pode sair em turnê para divulgar o disco, e com a licença-maternidade a divulgação piorou mais ainda,a loura não aparecia na TV, e as propagandas não atingiam corretamente o público, o álbum teve fraca divulgação, outro motivo que contribuiu pro disco não ser bem aceito foi o fato do repertório ser infantil demais. Mesmo assim, esse CD tem um ensaio fotográfico simplesmente magnifico, a fonte e a arte gráfica também são impecáveis. 


O ensaio fotográfico se assemelha com a capa do filme "Xuxa Popstar", lançado em 2000:



 Uma coisa que (talvez) ninguém sabia é que na época Xuxa fez uma pesquisa, provavelmente em seu site em que os fãs poderiam escolher qual a foto mais bonita que deveria ser capa do CD, essa foi uma novidade que fazia a capa do CD ser do jeitinho que (a maioria) dos fãs queriam  


ENSAIO FOTOGRÁFICO DO CD:



POSTAIS (Fotocard) : 


1-EU TÔ FELIZ 

Uma música super agitada, abre bem o CD e tem um ritmo meio "Baiano", só podia ser composição de Cid Guerreiro e pretinha é claro! a musica faz total alusão ao que o CD trazia: muita agitação, festa, alegria, e etc...a letra é igual as outras geralmente cantadas por Xuxa: Pular, Sair do Chão, Bater com o Pé e com a Mão. Ganhou um clipe no XMI

2-PARK DA ALEGRIA 

Essa música foi criada pra ser tema do programa "Xuxa Park" foi muito tocada no programa nessa época e principalmente em outros anos como 1999 e 200, a música continua no mesmo estilo "carnavalesco" e alegre da faixa anterior. 

3-DANÇA DO SAPATINHO 

Mais uma música infantil e mais uma com um ritmo "baiano", a música pode ser considerada um axé, curiosamente essa faixa foi composta por Mariana Richard, uma das "Irmãs Metralha" do programa da Xuxa e também por Renata Arruda, cantora em acensão na época.

4-PELOTÃO DA XUXA 

O álbum apostou também em novos estilos no caso dessa faixa, a música é um Funk muito parecido com o atual, a música não envelheceu com o tempo. O maior sucesso do CD foi a música "Pelotão da Xuxa", que ganhou remixes e tocou por muito tempo nas rádios do país. Apesar dessa música não ser infantil, ela ganhou um clipe no programa "Xuxa no mundo da imaginação".

5-RIMA 2 (A Malhação Continua) 

Apostaram numa continuação da famosa música "Jogo da Rima", mas sem êxito. Para quem não sabe, Jogo da Rima é uma versão em português (e também em espanhol) de The Name Of The Game" da cantora internacional Shirley Ellis, a música foi um sucesso lá fora e ganhou versões na voz de muitos artistas, até mesmo no desenho Tiny Toons e com a chiquinha do chaves, bem...voltando á essa música do CD de 98,Rima 2 não funcionou. A música é bonitinha, mas não chega a 1/3 da empolgação transmitida pela “Rima 1”. Xuxa novamente faz seu mantra do gordurinha, gordurão na “continuação”. 

6-ADOLETA 
A música é obviamente infantil, se tornou muito popular na época de seu lançamento e tem um ritmo bastante moderno (para a época) essa faixa está na lista das que ganharam clipe. (Não confundir com a música de mesmo nome da Kelly Key)

7-O QUE É O QUE É? 
Continuamos no estilo de brincadeiras das faixas anteriores, essa música faz alusão á brincadeira de adivinhações, a música é bem bonitinha e agitada, a letra é cheia de charadas e só faz algum sentido quando você a lê com atenção. Ganhou um clipe no programa Xuxa no Mundo da Imaginação (não confundir com a música de Gonzaguinha, Xuxa amava essa música mas uma não tem nada a ver com a outra rs).

8-HORA DO BANHO (Chuá Chuá) 
Uma das músicas mais infantis do CD, aliás você já reparou que toda apresentadora infantil, (como Eliana, Jackeline e outras) tem uma música tema para a hora do banho? até o Castelo Ra Tim Bum tem uma, essa música da Xuxa pelo fato de ter o nome de Chuá Chuá é confundida com a música Xuá Xuá do disco de 95, ela ganhou um clipe super fofo.

9-OS AVÓS 
Xuxa tem duas músicas em seu repertório dedicadas á duas pessoas muito especiais em nossas vidas: a vovó e o vovô, só que uma dessas músicas (Cabeça de Algodão) nunca chegou á ser lançada em nenhum álbum da Xuxa. Destaque nessa música para o coro de Paquitas, a letra fala como os avós mimam seus netos e deixam fazer tudo que a mamãe nunca deixou. 

10-FÉRIAS NO HAWAÍ (Hulla Hulla)   
Essa música tem ritmo hawaiano (quem já ouviu o XSPB 4 sabe o que eu estou falando), a música menciona as paquitas e etc...essa faixa deveria ter entrado no "Xuxa só Para Baixinhos 4" mas ela nunca chegou á ganhar clipe nem mesmo no "Xuxa no Mundo da Imaginação" (o que daria super certo principalmente no ano de 2003) a música não é agitada, a letra é curta e a música é longa tendo quase 5 minutos de duração o que a torna cansativa demais e sem graça. 

11-O AÇÚCAR E O SAL 
Com uma batida bem “estranha” a letra é bem positiva, passa uma mensagem bem linda para as crianças, só o nome é que deveria ter sido melhor, pois "O Açúcar e o Sal" são mencionados na música uma única vez em um pequeno trecho. A impressão que nos dá é que ela foi composta e o título ficou á ser pensado em cima da hora e acabou saindo um nome qualquer. A música tem momento bacanas, mas também tem momentos em que fica muito cansativa. A canção possui pouco mais de 4 minutos e o refrão repete demais nessa faixa, pela voz da Xuxa nós podemos perceber que nem ela estava muito afim de cantar essa faixa (deve ter sido uma das últimas a serem gravadas pro disco). A melodia da música parece que foi feita com “retalhos” de outras batidas e acaba virando um “Milk Shake” sem graça de sons.

12-MÁQUINA DO TEMPO 
Quem nunca sonhou em ter uma máquina do tempo pra poder voltar á ser criança? essa vontade é descrita aqui nessa música da Xuxa, na letra a rainha dos baixinhos entra em uma máquina do tempo e passa pelo passado, presente e futuro, tem um ritmo bem moderno para a época, é legal pena que essa música nunca ganhou nenhum clipe, daria super certo no XMI.      


13-A VALSA DA BAILARINA 
A introdução dessa música se tornou tema de algumas historinhas no Xuxa no Mundo da Imaginação, inclusive ganhando um clipe no mesmo programa. A música ensina passos de balé para as criança e explica que balé "é pro menino e pra menina" e acaba com o preconceito que passos de balé só podem ser dançados por meninas. Contudo, não é a melhor música do álbum, acaba por ser bastante sem-graça ás vezes.

14-ESTRELA CADENTE 
Uma das músicas mais lindas do álbum, pela a introdução remete á uma música romântica, contudo é uma música meio infantil, a típica balada romântica que se coloca em um álbum para crianças os arranjos musicais são simplesmente PERFEITOS, a música fala sobre paz, milagre, natureza e etc...tem uma letra muito tocante e linda, geralmente essa música encerrava os programas Xuxa Park nessa fase. Ganhou um clipe também. 

15-SÓ FALTAVA VOCÊ 
Uma das canções mais românticas da carreira da Xuxa. Essa música foi composta especialmente para Sasha, e apesar de agente saber que a letra descreve tudo que Xuxa sentia nessa época devido á gravidez, a letra não menciona o nome de Sasha em nenhum momento, portanto a música deixa um espaço para que o ouvinte dedique a música á quem quiser, seja á um filho (a), mãe, pai, namorado (a), esposo (a) e etc...pois a letra é uma verdadeira declaração de amor que cai bem á qualquer pessoa independente de qualquer coisa. (Mas atenção: não confunda essa música com "Só Falta Você" do álbum da Xuxa de 94)  

16-UMA CANÇÃO PRA SASHA 
Musica gravada após o nascimento da menina, em um estúdio dentro da Casa Rosa, logo que Sasha nasceu a música ainda não tinha sido editada, porque depois que Xuxa deu à luz a menina, foi gravado o choro da menina após vir ao mundo. Só depois disso a música pôde ser editada. Com o sucesso da música, ela chegou a ganhar um clipe no programa Xuxa no mundo da imaginação de dia das mães em 2003. O CD single "Uma Canção Para Sasha" foi lançado antes do lançamento do álbum "Só Faltava Você" e distribuído nas rádios do Brasil em 1998, não possui capa, apenas o CD. O CD é rosa com o nome "Xuxa" escrito igual a capa do álbum, e em baixo o nome "Uma Canção Para Sasha" com os nomes dos compositores.

Um comentário: