domingo, 30 de outubro de 2016

Resenha: Xuxa Abracadabra

NOME: ABRACADABRA 
ANO: 2003 
BILHETERIA: 161.527 


Por: Daniel Macena
Andei fazendo algumas análises de discos da Xuxa aqui no blog, coisa que pretendo continuar fazendo muito em breve, mas dessa vez resolvi "sair da rotina" e comentar os filmes da rainha dos baixinhos, que não são poucos, mas...porquê não começar do primeiro? bem, eu preferi começar por um filme que fez parte da minha infância, que estava morrendo de vontade de assistir, e que vi hoje: Abracadabra! pesquisando, vi que o filme na época de seu lançamento recebeu duras críticas do site "Omelete" o site citou erros que nem eu que já assisti ao filme dezenas de vezes percebi, se prendeu demais á detalhes e não percebeu que o que importa é o conteúdo.


RESGATE AOS CONTOS INFANTIS:
Abracadabra cumpre uma função importantíssima no cenário cinematográfico brasileiro, ele tem como função resgatar as histórias de contos infantis que foram sucesso á muito tempo atrás mas que se tornaram esquecidas com o tempo, ajuda para que as historinhas que nossos pais e avós contavam para a gente não se percam com o tempo, além de despertar nas crianças o gosto pela leitura, na época de Abracadabra, o país já havia passado pelas décadas de 80 e 90, que foram duas décadas aonde as apresentadoras ao invés de "resgatar valores", se preocupavam mais em "serem sensuais", a adultização infantil nessas duas décadas era imensa, por isso esse filme é importante, pra resgatar valores que estavam se perdendo.

No filme você pode ver tudo junto e misturado os clássicos infantis como: Branca de Neve e os Sete Anões e Chapeuzinho vermelho, o filme faz ainda uma releitura da clássica cena de "A Princesa e o Sapo" , e ainda contos que estavam "esquecidos" com o tempo mas que não deixam de ser importantes tal como Pinóquio e o Gato de Botas.

ELENCO:
No elenco temos ainda a maravilhosa atriz Tallita Castro que anos mais tarde viria se tornar atriz de "Amigas e Rivais" do SBT aonde fez uma vilã de sucesso que até hoje é lembrada, chamada Rosana, temos também no papel principal o ator Márcio Garcia, e nos vilões temos Leandro Hassum, e a Cláudia Raia que segundo a própria, fazer o papel da madrasta má da Branca de Neve era um sonho antigo. Xuxa fez uma mocinha diferente das outras feitas até então, tanto no jeito de se vestir, quanto no jeito de falar e agir, Sofia (personagem de Xuxa) era uma protagonista que fazia a linha "atrapalhada" e tinha um forte lado cômico, o destaque principal vai para a personagem de Heloísa Perissê (Patrícia) que como sempre deu todo seu ar da graça dando vida á uma personagem divertidíssima e super engraçada, ela deu total certo com a personagem de Xuxa no filme, não havia ninguém melhor que ela para esse papel! o elenco mirim é composto por: Maria Mariana Azevedo,  Debby Lagranha, Bruna Marquezine e Bruno Abrahão que na época eram atores do programa "Xuxa no Mundo da Imaginação", completam o filme ainda: Cláudio Heinrich, o ex-paquito da Xuxa que nessa época apresentava um quadro de esportes radicais no programa dela, Cristina Pereira, Luís Salém e Toni Garrido, ele mesmo, que canta na banda Cidade Negra.

CURIOSIDADES:
Pouca gente sabe mas Kayky Brito deu vida ao "Gato de Botas" enquanto que Lúcio Mauro Filho, viveu o "lobo Mau", devido a maquiagem e caracterização perfeitas, eles ficaram irreconhecíveis no filme, Leandro Hassum também deu vida á um "Sapo" sua caracterização foi tão perfeita que se não fosse a Branca de Neve falar que "o Barba Azul" e o Sapo eram a mesma pessoa em um dado momento do filme, jamais saberíamos que o tal sapo era ele. 

E AINDA...
O filme tem a participação mais que especial da maior banda pop brasileira de todos os tempos: Rouge, as meninas cantam numa have que a personagem de Heloísa Perissê e Márcio Garcia vão.

PORQUÊ VOCÊ VAI GOSTAR?
O filme sem dúvida dá um verdadeiro banho em outras produções meia-boca da Xuxa, pois ele praticamente não tem merchandising que é uma coisa predominante em quase todos os filmes da rainha, Abracadabra também quase não possui musicais fora de hora, ao contrário de outros filmes como; Xuxa Requebra e principalmente Popstar que apesar de terem histórias interessantes possuem uma série de videoclipes e musicais fora de hora que não casam com a história e só fazem estragar o filme (falaremos disso aqui depois) com certeza Xuxa Abracadabra é melhor que outros filmes dela como: O Tesouro da Cidade Perdida, Sonho de Menina, Xuxinha e Guto Contra os Monstros do Espaço entre outros filmes brasileiros que possuem enredos fraquíssimos tanto quanto esses mencionados.  

A HISTÓRIA 
Sofia (Xuxa) é uma bibliotecária que trabalha apenas com livros infantis. Prestes a sair com sua melhor amiga Patrícia (Heloísa Perissé), ela recebe um pedido de Matheus (Márcio Garcia) para que tome conta de seus filhos, Lucas (Brunno Abrahão) e Júlia (Maria Mariana Azevedo). Sofia atende ao pedido, pois além de gostar muito das crianças nutre uma paixão secreta pelo primo Matheus, que é viúvo há três anos. Ela parte então para a casa do tio-avô das crianças, que é um astrônomo-feiticeiro e possui um livro mágico, que leva pessoas à terra dos contos de fadas.Lá o vilão Barba Azul (Leandro Hassum) vai fazer a festa e usar os três do mundo real para bagunçar os contos de fadas e assim abrir um portal para que vilões do mundo da fantasia aterrorizem o mundo real, Quando Sofia, Lucas e Júlia, atravessam acidentalmente, um portal para o livro de histórias mágico, vivem emocionantes aventuras. Tudo se complica quando os três, por serem do mundo real, perturbam os contos de fadas, isso dá poderes ao vilão Barba Azul, para conseguir que todos os monstros das histórias de terror invadam a floresta encantada, os três precisam então descobrir uma forma de voltar pra casa, salvar a floresta e os contos de fadas.

PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS 
Como nada na vida é perfeito, o filme tem seus pontos considerados "baixos", por exemplo: Xuxa e Heloísa Perissê agem no filme como duas adolescentes, e elas na verdade já eram quase quarentonas, todos tratam elas como se elas tivessem menos de 25 anos.Outro ponto negativo é a participação meramente figurativa de Xuxa nesse filme que é extremamente reduzida, principalmente no fim do filme, quando sua personagem desmaia,depois da primeira metade do filme, ela só acorda no finzinho, ou seja, quem assiste o filme só pra ver a Xuxa, não deve ficar contente com isso, porém o filme é cheio de efeitos especiais, e a riqueza na caracterização dos personagens e dos efeitos é simplesmente perfeita, a história também é muito legal.   

XUXA ESTÁ LINDA NO FILME 
Outro ponto positivo é a caracterização da personagem de Xuxa, cabelo, maquiagem, figurino, tudo impecável e lindo, nem parecia que essa mulher já migrava para os 41 anos de idade na época de lançamento do filme, parecia de fato uma jovenzinha com seus vinte e poucos anos.

BILHETERIA 
Estreou como o mais visto no fim de dezembro, tirando a animação da Disney Irmão Urso do topo do ranking de bilheteria no País.O filme, que estreou com 305 cópias distribuídas por todo o Brasil, foi visto por 161.527 pessoas, segundo estatística divulgada pelo site Filme B (www.filmeb.com.br), empresa especializada em dados sobre o cinema nacional.

3 comentários:

  1. Não vejo este é nenhum outro filme feito pela Xuxa desde Xuxa Requebra até o último "Xuxa em o mistério de Feiurinha" com exceção de "Xuxa Pop star"que possa ser tido como bom filme,pois os roteiros deixam desejar.Filmes bons realmente ela fez nos anos 80 e 90 tanto que "lua de cristal"e tido como o filme recorde de bilheterias do Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido(a) com todo respeito mas se vc não viu esse filme, então como pode subjugar que trata-se de um filme ruim? a sua geração (que vem dos anos 80) tem mania de ser preconceituosa com tudo que vem dos anos 2000 né? quer um conselho? procure avaliar imparcialmente as coisas, saber antes de falar, ver antes de dizer qualquer coisa, pois em momento algum foi dito no post que este é o melhor filme da Xuxa ou o que tem maior bilheteria, apenas quis comentar sobre um filme que fez parte da minha infância.Só isso!!!

      Excluir
  2. Medo de assistir esse filme de "contos fantasiosos" dela e me decepcionar não curto esse gênero: fadas, duendes... ainda mais se tratando de Xuxa prefeito filmes dela como Lua de Cristal, Tesouro da Cidade Perdida etc... Filmes dela um pouco mais realistas assim por dizer

    ResponderExcluir