sexta-feira, 15 de julho de 2016

[Raio X ] Xuxa & Seus Amigos

NOME: Xuxa & Seus Amigos 
ANO; 1985
VENDAS: 500.000
RECOMPENSA: Ouro
FORMATO: LP & K7
ESTILO (s) : Infantil & MPB 
GRAVADORA: Philips
SINGLES: Kiddo (meu herói querido) , Sete quedas , O Leãozinho
O ano era 1985, e Xuxa dava uma guinada espetacular na sua carreira, e já havia transformado seu ''Clube da Criança'' em um verdadeiro sucesso, líder de audiência das tardes, naquele ano o programa recebia um bonito e colorido cenário, e mais tempo de duração, Xuxa então lança seu primeiro LP, sim primeiro, tendo em vista que no vinil ''Clube da Criança'' ela só fez algumas participações especiais, o disco é trilha sonora do especial de mesmo nome apresentado por Xuxa na manchete, e acabou sendo o disco mais ''cultural'' de toda carreira da Xuxa, pois é o único da carreira dela que traz canções da MPB para crianças, este recebe uma atenção especial dos produtores e um cuidado maior, já que temos artistas de PESO cantando com ela. O LP não é muito difícil de se encontrar para comprar, mas é raro encontrá-lo em perfeito estado, completo, com encarte e o puzzle (quebra-cabeça com a imagem da capa). No Entanto pelo fato de ser muito MPB o disco acaba tendo poucas musicas animadas e alegres.Esse é sem dúvida um dos melhores discos da Xuxa, não só pelo apelo cultural mas também porque é o disco em que ela aparece mais "afinada". E também pelo fato de não ter "apelo sexual", e nem fotos sensuais, o disco é todinho feito pra criançada.



ANÁLISE DE FAIXAS:
1-O LEÃOZINHO (Xuxa e Caetano Veloso) 
O Clipe da música foi gravado na praia, terceiro single, o destaque vai para o solo de violão. a voz de Xuxa nesse disco está bastante suave e doce, como na maioria das musicas, apesar de não ser cantora, o estilo MPB lhe caiu como uma luva.
A música de Caetano que Xuxa tanto gosta (e denominou como a “música de Sasha”) é a primeira do disco. A canção é de 1977, foi lançada no disco Bicho e sua inspiração não foi o rei das selvas. Caetano compôs a faixa para Dadi Carvalho, músico que participou dos grupos Novos Baianos e A Cor do Som nos anos 70. Dadi é do signo de Leão. 

2-O GATO (Xuxa e marina lima)
A música recita um poema,
Poesia de Vinícius de Moraes escrita para seus filhos e que foi publicada no livro A Arca de Noé, em 1970. Vinícius conheceu Toquinho e dez anos depois o livro virou disco pelas mãos do amigo. O LP A Arca de Noé trouxe a poesia "O Gato" musicada (e com pequenas modificações na letra) e coube a Marina Lima sua interpretação. o ritmo é mais animado que a faixa anterior, mas pela letra ser curta, a música acaba se tornando repetitiva demais.

3-MEU BUMERANGUE NÃO QUER MAIS VOLTAR (Erásmo Carlos) 
Apesar da contracapa dizer que é Xuxa e Erásmo Carlos que canta, na verdade a Xuxa só faz backing nessa musica, até aqui a mais animada do álbum.

4-IRMÃO SOL IRMÃ LUA (Zizi Possi)
Outra musica que Xuxa não canta, só faz segunda voz, destaque nessa faixa para o solo de banjo, a letra retrata um poema bastante infantil, essa música é regravação de uma música internacional cujo nome original é Brother Sun, Sister Moon, foi tema de um filme de mesmo nome do ano de 1972 Música composta por Donovan e Ritz Ortolani

5-O CADERNO (Xuxa e Chico Buarque)
Apesar da parceria ''fake'' (porque Xuxa não canta com Chico, a musica já havia sido gravada alguns anos antes e tudo que tiveram de fazer foi incluir a voz de Xuxa) essa foi a música que mais esteve presente em especiais ou novelas infantis, pois já entrou para a trilha de carrossel (2012) e já foi cantada por Chico e Aretha em um especial da Globo.

6-PRA MODE CHATEAR (Xuxa e Nara Leão) 
A música tem uma letra engraçada pois inicialmente dá a entender que adultos falam para trancar as crianças, e depois as crianças falam para trancar os adultos, enfim é uma letra bonitinha, mas não foi single, aliás esse disco obteve pouquíssimos singles.

7-Xa Xé Xi Xo Xuxa (Os Trapalhões) 
Xuxa nessa época tinha grande influencia dos trapalhões, participava dos filmes deles e dos programas mesmo sendo na época de outra emissora então eles não podiam ficar de fora desse disco, não confunda a música com a que o trem da alegria cantou com mesmo nome, pois uma não tem nada haver com a outra, o clipe da musica (exibido no especial da manchete Xuxa e seus amigos) se tornou a própria abertura do programa ''Clube da Criança''.

8-Sete Quedas
Principal música do disco, uma das poucas que Xuxa canta sozinha, primeiro single, a letra é engraçada e fez tanto sucesso que diversas vezes tocou no Xou da Xuxa.

9-No Mundo da Lua (Biquini Cavadão)
A música é animada e muito bonita, mas Xuxa não canta ela, aliás nesse ''lado B'' do album, tem muitas musicas Xuxa não canta e também muitas que ela canta sozinha.

10-KIDDO MEU HERÓI QUERIDO 
Segundo Single do Álbum, é uma das músicas mais lindas, quem pertence aquela época, hoje deve sentir aquele clima de nostalgia, que faz viajar até quem não foi da época com essa musica belíssima que fala sobre um desconhecido herói do velho oeste que provavelmente deve ter feito parte da infancia de Xuxa.

11-DELÍCIA (Cliclone)
Também uma faixa bem bonita e animada que foi cantada pela desaparecida banda Ciclone, sucesso nos anos 80 eram presença frequente no ''Clube da Criança''.

12-ACALANTO 
Canção de ninar, cantada por Xuxa, uma letra bem bonita aliás, caiu como uma luva para encerrar o álbum, é uma gracinha e pode ser cantada por qualquer pai ou mãe para ninar seus filhos.

Um comentário:

  1. Aqui na minha cidade eu nunca vie, so subi da existência desse disco quando eu vie uma resenha dele na Internet.

    ResponderExcluir