quinta-feira, 21 de julho de 2016

[RAIO X] Disco da Xuxa de 1993



NOME: Xuxa 
ANO: 1993 
VENDAS: 800.000
CERTIFICAÇÃO: Diamante 
FORMATO; LP, K7 E CD 
SINGLES:  "Corrente do Amor", "Terra e Coração", "Espelho Meu", "Menino Deus", "Terra Prometida", "Tô Aí" e "Direito Dos Baixinhos".

POR: Daniel Macena
Em 1993 a apresentadora Xuxa estava longe da TV, ela havia cancelado o Xou da Xuxa e o programa seguia com reprises até meados de abril  de 93 quando deixou definitivamente a grade da Rede Globo, sendo assim somente os baixinhos do exterior podiam ver a Xuxa que nesse ano se preparava para estrear seu programa nos EUA, rolou um boato de que Xuxa focaria apenas na sua carreira internacional e que deixaria de vez o Brasil, e assim para "acalmar os ânimos" Xuxa estreou seu novo programa no Brasil o "Programa da Xuxa", a apresentadora havia completado 30 anos por essa razão o novo programa NÃO ERA infantil, era exibido aos domingos á tarde, não foi sucesso pois ninguém estava acostumado com essa "nova Xuxa" a apresentadora deveria ter ficado pelo menos um ano longe para "descansar a imagem" pois quando Xuxa voltou o provo brasileiro esperava ver a "Xuxa do Xou da Xuxa" mas o que viram foi uma Xuxa muito mais madura, como entrevistadora, e muito mais séria. Vale lembrar também que esse ano foi o ano da morte do cãozinho Xuxo, isso fez a rainha ficar afastada durante um mês, de luto 

 Xuxa sentiu que seu público necessitava de um novo disco voltado para eles, mas ela já não tinha ânimo pra continuar cantando (fazia isso por mera obrigação) e talvez pelo fato de ela não estar trabalhando mais para os baixinhos, ela não sentisse tanta necessidade de continuar gravando, então ela acabou fazendo um disco meio "faz de qualquer jeito e pronto", incluiu algumas músicas que foram sobras de discos anteriores, ela não fez ensaio fotográfico especialmente para o CD, incluíram foto de um ensaio que a Xuxa fez nos estados unidos, esse disco teria dado certo se não fosse a péssima divulgação, Xuxa não mostrava a capa e nem cantava essas músicas em nenhum lugar (talvez até nem no programa) talvez ela não sentisse mesmo necessidade, afinal ela já estava em outra, não fazia mais sentido divulgar nem cantar músicas do tempo do Xou da Xuxa, sendo que o programa já nem estava mais no ar, muitos fãs carinhosamente chamam esse disco de /"Xou da Xuxa Oito" pelo fato de que algumas músicas já eram de conhecimento do público no tempo do Xou da Xuxa (talvez isso tenha prejudicado ainda mais as vendas do disco pelo fato de muitas músicas não serem 100% inéditas), mesmo assim, esse disco vendeu bem mais que seu antecessor: o Xou da Xuxa Sete, em apenas dois meses o disco vendeu 176.830 cópias, até setembro de 1993O álbum foi relançado em CD em 1996, 2001, 2006 e 2008. A faixa "Menino Deus" não foi listada na contracapa no relançamento em CD de 2008, as faixas bônus não foram incluídas no relançamento de 2006.

O álbum possui uma capa até bonita, mas algumas fotos do CD (sobretudo da contracapa) são simples demais, a verdade é que os fãs não curtem esse álbum justamente por ser meio "incomum" se tratando de Xuxa, pois naquela época era muito comum artistas lançarem CD com apenas dez músicas, com a penas o nome do cantor como título, mas no caso da Xuxa isso não era normal pois os fãs estavam acostumados á ver ela com aqueles álbuns luxuosos, com muitas músicas, com ensaios super bem feitos, e o álbum ainda possui um agravante: são poucas as músicas realmente infantis, é um disco que foca mais o público adolescente e adulto, com músicas mais românticas e lições sérias de preservação á natureza. Como já falei aqui antes os fãs só gostam de "la la lá, pular, brincar, usar a imaginação" quando Xuxa grava um disco mais poético e tão lindo quanto esse, os fãs não curtem.

lançado em julho de 1993. Foi produzido por Michael Sullivan, Max Pierre e Paulo Massadas.Foram adicionadas 4 faixas bônus na versão em CD lançada, "Tindolelê", "Ilariê", "Hoje é Dia de Folia" e "Pinel Por Você". Foi gravado nos estúdios da Som Livre, Viva Voz, Yahoo, Roupa Nova e Caverna II.

ANÁLISE DE FAIXAS: 
1-CORRENTE DO AMOR 
A música que abre o disco, é uma música carnavalesca e de letra romântica, fala da importância do amor ao próximo e que se todos se juntarem em uma "corrente de amor" o mundo vai mudar. Essa música entraria para o disco "Xou da Xuxa Seis", mas foi descartada e entrou nesse disco.

2-TÔ AÍ (so do ti)
Mais uma música do CD que não é infantil, ela tem quase o mesmo ritmo da música anterior, só que mais agitada, destaque para o solo de guitarra.Essa música parece que vai virar um pagode a qualquer hora, pelo menos no início. 

3-BRINCANDO COM O TEMPO
Primeira música totalmente infantil do álbum, o ritmo e a letra são uma gracinha, um poema muito legal pras crianças, "Brincando Com O Tempo" era do Xuxa 7 mas não entrou..Tocou varias vezes de fundo no programa em 92.

4-TERRA PROMETIDA
A música tem a participação de Amanda Acosta,a letra começa super romântica, (pode postar a letra no facebook do seu amor no dia dos namorados que não tem problema rsrs) mas também fala sobre preservação á natureza e do amor da Xuxa com seus baixinhos e vice versa, a letra é poética e linda,há quem diga que entraria para o disco de 1989 mas isso é impossível, em visto que o disco foi lançado bem antes dessa música ser criada, pois a mesma foi para um especial de natal da Xuxa no qual ganhou um bonito clipe.

5-MENINO DEUS
Gospel, esse é o estilo dessa música, calou a boca de muita gente que na época dizia que Xuxa não podia pronunciar o nome de Deus, é bem legal comparar Deus com as crianças, fala da pureza e da inocência das crianças e que se as pessoas "libertassem a criança que existe em cada um de nós" o mundo seria um lugar melhor, a letra também é muito poética e música fala também da volta de Jesus. A música Menino Deus tem 2 clipes diferentes: No primeiro Xuxa canta em um cenário bem simples enquanto passam imagens de crianças. No segundo Xuxa canta numa praia enquanto passam algumas imagens de bebê.

6-DIREITOS DOS BAIXINHOS
Muitos fãs da Xuxa não gostam dessa música, ela fala da importância de se respeitar os direitos das crianças, também tem uma letra muito poética, a música foi gravada para o especial do dia das crianças de 1990. A música Direito Dos Baixinhos tem 2 clipes diferentes: o primeiro na verdade, foi só uma pequena introdução sobre uma pequena reportagem que viria a seguir, sobre os direitos da criança. A segunda versão foi gravada para o Xuxa no Mundo da Imaginação em 2003.

7-TERRA E CORAÇÃO
Essa música,entraria no lugar de "América Geral" do "Xou da Xuxa 7", mas por causa do sucesso dela na América Latina, optaram pela última; tocou na abertura do especial de dia das crianças de 1992.Xuxa abria os shows da turnê Xuxa 92 com "Terra e Coração". Essa música também se tornou tema de abertura da turnê "Sexto Sentido  - O Xou". A letra nos toca no fundo do coração e pode até mesmo servir de tema para os dias atuais pois ela fala sobre: desmatamento, a importância da preservação á natureza, a não-violência e sobre a poluição, ou seja, se em 93 tudo isso já acontecia, imagine hoje em que até ameaças terroristas a gente sofre? pois é..."Eu Não Quero Morrer, Quero Viver na Terraaaaa".

8-MAÇÃ DO AMOR 
Essa música entraria para o disco de 1992 mas foi descartada, trata-se simplesmente da música mais romântica do disco, se tornou a queridinha dos fãs da Xuxa, pena não ter ganhado um clipe.

9-ESPELHO MEU 
"Espelho Meu" foi primeiramente gravada em espanhol para o programa El Show de Xuxa, porém a versão de português foi adaptada para este álbum, sendo a única música exclusiva desse disco. Ela ganhou uma versão mais moderna e dançante para o especial "Xuxa 20 anos na globo" a letra é quase um "Lua de Cristal 2"  (a letra, não o sucesso) pois fala da importância de lutar pelos seus sonhos. 

10-MIL VEZES MIL 
 A música "Mil Vezes Mil" foi gravada para o milésimo Programa do Xou da Xuxa em 1989, e também no último Xou da Xuxa em 1992. A letra traz Xuxa quase chorando ao canta-la, e é bem bonita, com um toque emocionante. 

Um comentário:

  1. Eu vi um programa de 93 que ela só cantou 'Corrente do Amor' uma única vez só

    ResponderExcluir