segunda-feira, 18 de julho de 2016

[Raio X] Disco Xou da Xuxa Seis



NOME: Xou da Xuxa Seis
ANO: 1991
FORMATO: LP,K7 E CD 
VENDAS: 900.000
RECOMPENSA: Diamante
SINGLES: Hoje é Dia de Folia, O Xou da Xuxa Começou, Dança do Coco, Novo Planeta 

      O ENSAIO FOTOGRÁFICO DO CD SE ASSEMELHA MUITO COM O DO DISCO ANTERIOR












POR: Daniel Macena

O ano de 1991, foi um ano de altos e baixos na carreira da Xuxa, ela ganhou um bonito cenário em seu programa, que dava a"volta ao mundo" talvez fosse uma influência ao fato de que Xuxa nessa época já tinha grande êxito em sua carreira internacional, contudo nesse ano, o programa Xou da Xuxa, já não tinha mais audiência quanto antes e despencou de 27 pontos de média, para apenas 7 ou 8 pontos, foram constantes as vezes em que Xuxa perdeu  no ibope para os desenhos do SBT essa "queda livre" foi atribuída ao fato de que nesse ano, o programa trocou todos os desenhos, e uma grande maioria dos desenhos novos não agradaram, e pra piorar a catástrofe, Xuxa teve seu tempo de arte reduzido no Xou da Xuxa, ou seja, os blocos ficaram mais curtos, ela própria reclamou disso em um programa de volta de férias, e com os compromissos fora do Brasil o programa passou á ser apresentado por Sérgio Malandro durante um período e Xuxa teve mais férias nesse ano do que em anos anteriores. 

Nesse ano Xuxa lança seu novo disco, "Xou da Xuxa Seis" um disco muito mais sério que todos os outros lançados anteriormente, o disco tem muitas faixas que são um verdadeiro convite á reflexão, com foco político e músicas que continham alertas e mensagens mais sérias de preservação á natureza,além, é claro, das canções infantis o disco foi um sucesso sem dúvida, mas vendeu bem menos que os 5 anteriores, tendo em torno de apenas 900 mil cópias (aproximadamente) sendo o segundo com menos vendas da coleção "Xou da Xuxa".Porém se tornou o sétimo disco mais vendido da carreira da apresentadora. e tem um ensaio fotográfico lindíssimo, esse disco emplacou um número menor de hits na carreira da Xuxa, justamente pelo fato de serem poucas as músicas "super animadas" e "super infantis", lançado em setembro de 1991.O álbum foi produzido por grandes nomes como: Byafra, Fafy Siqueira, Moacir Franco, Max PierreMichael Sullivan e Paulo Massadas, com coordenação artística de Marlene Mattos e Xuxa. Em 1992, foi lançado no Uruguai em versão cassete, porém sem autorização, assim sendo um bootleg.O álbum foi relançado em 1996 em K7 e CD, em 2006 em CD e em 2013 pela Som Livre em parceira com a Xuxa Produções o disco faz parte do box Coleção Xou da Xuxa.A turnê que foi apresentada em várias cidades do Brasil como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e em 3 cidades da Argentina. A turnê iniciou-se no dia 13 de setembro de 1991 e teve fim em dezembro do mesmo ano, foi a última turnê de Xuxa á ter a tão famosa nave, a turnê teve participação de artistas como Mara Maravilha.

ANÁLISE DE FAIXAS: 

1-O XOU DA XUXA COMEÇOU 
A música abre bem o disco, pois também abria os programas de Xuxa na globo, é uma música infantil, agitada e forte. Foi o primeiro single do CD e fez bastante sucesso, porém não ganhou nenhum clipe. Com um refrão chiclete inesquecível "Eo eo eo...o Xou da Xuxa começou" .

2-A DANÇA DO COCO 
Uma música bastante dançante e levemente sensual, quase um "hula-hula" só que mais agitada, a música agrada todas as idades.Dança do Coco tem 2 clipes diferentes: no primeiro Xuxa juntamente com as paquitas se vestem de hawaianas e dançam no cenário do Xou da Xuxa rodeado de coqueiros, esse clipe entrou para a VHS "momentos especiais" e tem ainda a participação de paquitos e Sérgio Mallandro. O segundo foi exibido no programa "No Mundo da Imaginação" e Xuxa está vestida de hawaiana e dança em uma ilha com um coqueiro.

3-PLANETA TERRA 
Música que é quase no mesmo estilo da música anterior.Com um toque bem semelhante às outras, mas tem uma mensagem muito mais séria, e incentiva o ouvinte á cuidar do planeta terra.A música Planeta Terra tem 2 clipes diferentes: no primeiro Xuxa é uma inspetora de um laboratório.No segundo,Xuxa canta encima de uma lua cenográfica com várias estrelas azuis em volta. O ritmo é meio caribenho e tem uma latinidade muito grande no ritmo.

4-QUEM SABE UM DIA? 
Até aqui essa é a música mais séria do disco, não é agitada, nem animada, fala sobre o planeta terra que está morrendo, a violência que toma conta das cidades, a poluição, desmatamento e etc...mas a música também fala que é através das crianças que teremos um futuro melhor, que é através delas que o mundo então vai mudar, a música ganhou um videoclipe bem bonito e chegou á abrir alguns shows da turnê de 91, para este que vos escreve, essa música é a melhor do disco, um convite á reflexão , é uma mu´sica que tem um "ar de mistério", mas muitos fãs não gostam dessa música, muitos fãs infelizmente preferem a Xuxa que canta músicas mais bobinhas e "infantilóides", sempre pulam essa faixa, ou até mesmo, param de escutar o CD aqui pois não é o estilo de música que os fãs estão acostumados á ouvir.

5-BOM DIA 
Música que tocava nos primeiros blocos do programa da Xuxa, é uma música leve, sutil, e com muitos vocais, apenas no início da música. a canção dá bom dia á todos os brasileiros afinal, o "bom dia" da Xuxa se tornou rotina nas manhãs de muita gente. A música Bom Dia tem 3 versões diferentes: na primeira, Xuxa aparece em uma praia e vai caminhando enquanto canta e passam imagens de pessoas desejando bom dia, entrou pra VHS "momentos especiais", na segunda versão do clipe. A introdução do clipe foi modificada com cenas do Xou da Xuxa e um close externo diferente do clipe original (imagem). Porém da metade pra frente é o mesmo clipe. O clipe foi editado no especial de natal no mesmo ano.  Teve ainda uma versão Gravada para o Xuxa no Mundo da Imaginação.

6-NÃO BASTA 
Composta por Byafra, a música Não Basta é uma versão cover de No Basta do cantor e compositor venezuelano Franco De Vita. Uma música legal que retrata uma fria relação entre pais e filhos.Tem uma seriedade muito grande, sendo a segunda música mais séria do disco, a música tem um clipe bem bacana, Essa é, sem dúvida, a música mais "séria" e pungente de Xuxa. Um texto de palavras duras, verdades complicadas sobre a delicada e problemática relação pai e filho - muito provavelmente uma "resposta" de Xuxa ao seu próprio pai com quem, à época de lançamento do disco, 1991, a Rainha ainda não havia feito as pazes. É também a música menos infantil, tanto desse disco, quanto de todo o repertório musical da rainha, em dado momento, a canção fala sobre sexo.

7-XUXA CAFÉ (Bônus Track do CD)
A música "Xuxa Café foi apenas lançada no CD e na última tiragem de LP. Tocou no Xou da Xuxa e principalmente nos primeiros blocos do Xuxa Park de 2000 á 2001, mesmo assim, a música não fez tanto sucesso, foi esquecida em pouco tempo, ela tem uma letra bastante infantil.

8-HOJE É DIA DE FOLIA 
Essa é sem dúvida a música de maior sucesso desse disco, quase um frevo, inclusive Xuxa e suas paquitas dançavam com aqueles mini-guarda chuvas coloridos de frevo, a música fez um sucesso muito grande mas a letra não é muito infantil é até bastante romântica (e linda).

9-A DANÇA DO PALOÊ 
A música é agitada, porém a letra é nonsense e não faz o menor sentido, muitos fãs da Xuxa odeiam essa música, é uma música infantil que foi composta por Fafy Siqueira, muitos param de escutar o CD aqui nessa faixa, o ritmo  se assemelha ao can can e parece que vai virar um samba á qualquer momento, e é um ponto baixo do CD. 

10-NOVO PLANETA
Essa música é muito linda, ganhou até um clipe, não teve como não fazer sucesso pois Xuxa cantava todos os dias na abertura de seu programa na Globo, a letra é bem bonita e como sempre, fala da importância da preservação á natureza. 

11-FÃ NÚMERO 1 
Essa está na lista das músicas que não fizeram sucesso, não há registro de terem tocado ela no programa, é infantil e muito fofa, nesse CD, a música fala de um bebê que é fã numero um da Xuxa.

12-MEU CACHORRINHO PIMPO 
Essa música foi criada em homenagem á um cachorrinho pequeno, que Xuxa ganhou de presente do cantor José Augusto, a música é uma gracinha é bem infantil porém não há registro de Xuxa te-la cantado em nenhum de seus programas, o seu cachorrinho era bem fofo e virou até personagem nos quadrinhos da Xuxa, lá na revista da Xuxa ele pronunciava tudo no "X".

13-NANA CAXUXA 
Essa música foi composta por Moacyr franco, ela encerra bem o álbum pois ela "abaixa a bola" das crianças, não é necessariamente uma música, pois nela, Xuxa vai falando ao invés de cantando, ela narra uma historinha de ninar para as crianças, em que os baixinhos podem fechar os olhos e imaginar tudo que é descrito na música, essa canção infelizmente se tornou motivo de chacota quando as pessoas tiveram acesso á internet, mas mesmo assim é uma música linda, deveria ter ganhado um clipe, ela mexe muito com a imaginação das crianças. 

2 comentários: