sexta-feira, 15 de julho de 2016

RAIO-X XEGUNDO XOU DA XUXA



NOME: Xegundo Xou da Xuxa 
ANO: 1987
FORMATO: LP, K7 E CD 
RECOMPENA: DIAMANTE
VENDAS: mais de 2 milhões e 700 mil cópias
SINGLES:  "Festa do Estica e Puxa", "Circo", "Rexeita da Xuxa" e "Croc Croc".


Enfim chega o ano de 1987, Xuxa ao ver os ótimos resultados de seu disco anterior, resolve lançar outro: ainda no mesmo model de seu disco anterior: pose ousada na capa, participação da Patrícia, Trem da Alegria, Abelhudos, Gabriela e Tatiana, músicas natalinas e muito "la la lá, dançar, pular, brincar e usar a imaginação", esse CD é mais colorido que o outro, possui uma linda ilustração na contracapa e traz efeitos sonoros que vão do pop ao jazz para crianças, Xuxa nessa época mudou radicalmente o estilo de se comportar no palco, evoluiu de uma menina-mulher com jeitinho e gírias adolescentes para um jeito mais dócil, mais doce e meigo de tratar as crianças, algo ainda meio amador e até forçado. Nesse ano o nosso Xou ganhou um cenário bonito e super colorido, a Nave também passou por modificações, no mesmo ano Xuxa gravou o álbum "Karaokê da Xuxa"um disco meio obscuro da Xuxa (tanto quanto as trilhas de filmes e até os internacionais) Xuxa não considerou esse disco um álbum propriamente dito, ela o considerava mais como um brinquedo do que um disco, segundo palavras da própria em seu Xou. Algumas faixas do CD foram lançadas originalmente no LP Karaokê da Xuxa em 1987. E para que as músicas deste álbum não ficassem sem relançar em CD, colocaram 2 faixas como bônus no álbum Xegundo Xou da Xuxa, e outras 2 no álbum "Xou da Xuxa". Na capa desta versão está escrito "Incluindo os sucessos ESTRELA GUIA (NATAL) e BEIJINHO, BEIJINHO".Xegundo Xou da Xuxa tornou-se um dos álbuns mais vendidos do Brasil e até o momento é o sexto colocado com 2.754.000 cópias vendidas, e o terceiro mais vendido da carreira de Xuxa. O Xegundo Xou da Xuxa foi lançado em 23 de junho de 1987. O disco trazia canções históricas como Festa do Estica e Puxa, tema do programa Xou da Xuxa; Rexeita da Xuxa que virou tema do café da manhã, também foi muito tocada; além de Croc Croc e "Circo" que sua versão instrumental que foi lançado no Karaokê da Xuxa é usado por muitos circos até hoje. O álbum foi relançado no formato de CD pela primeira vez em 1995, em 1996 foi relançado em CD e K7 e, em 2006 foi re-lançado mais uma vez em CD. Em 2013, a Som Livre em parceira com a Xuxa Produções, lançaram a coleção Xou da Xuxa + CD inédito Seleção Fãs, um box com todos os 7 discos lançados na época do programa, e com ele um CD com músicas inéditas, escolhidas pelos fãs da apresentadora.A turnê do álbum, que recebeu o nome de Xou da Xuxa 87 iniciou-se no dia 27 de Agosto de 1987 no Palace São Paulo, e teve fim em Dezembro de 1987 na Chegada do Papai Noel do mesmo ano.









ANÁLISE DE FAIXAS 

1-ESTRELA GUIA (NATAL) [bônus track do CD]
Música obviamente que fala sobre o natal, ganhou um videoclipe provavelmente de um dos especiais de natal da Xuxa que pode ser vista na segunda home vídeo. Não é uma boa ideia abrir o disco com uma música mais lentinha, (mesmo essa música sendo linda) essa canção deveria encerrar o CD como no ano anterior. 

2-FESTA DO ESTICA E PUXA 
Escrita por Bell Marques (ele mesmo, aquele do Chilete com Banana) e Wadinho Marques, segundo Xuxa em entrevista á Leda Nagle, a intenção dessa música é focar nos baixinhos que moram na Bahia a inspiração da música vem do carnaval baiano, talvez por influência da Mara que na época já bombava no SBT com ritmos baianos, foi uma forma de fazer a Xuxa ficar mais querida entre o público nordestino, pois ela era loira, não tinha características tipicamente brasileiras e talvez daí tenha surgido essa ideia. a Música abre bem o disco pois é agitada, uma grande festa, fala sobre os personagens dos desenhos que passavam no Xou da Xuxa, não tinha como não ser sucesso pois a Xuxa cantava todo dia na abertura. 

3-HEY MICKEY 
Xuxa desafina bonito aqui nessa faixa do disco talvez a música em que a voz dela está mais desafinada e fina demais, essa época a gravadora já não ligava pra isso, não exigiam que ela cantasse bem pois de um jeito ou de outro,ela venderia bem. A música é em homenagem ao famoso desenho que passava no Xou da Xuxa, levemente tem um "Q" de música adolescente por causa da sensualidade cantada por Xuxa, essa música é bem linda e foi sucesso, mesmo não existindo registro de ela ter cantado em algum programa, a música foi sucesso tocou incansavelmente no programa, principalmente nos sorteios e brincadeiras .  

4-FELIZ 
Uma das músicas mais adolescentes do álbum, descrevia perfeitamente bem a personalidade e a rebeldia da Xuxa, tanto que ela falou diversas vezes que essa música é o seu hino, a letra fala sobre a vontade dos jovens de serem livres e independentes.

5-O CIRCO 
Essa música foi inclusa aqui nesse disco, porque a Xuxa AMA o mundo do Circo, tanto que dedicou um CD inteiro com esse tema em 2004.O clipe foi gravado no ano de 1996, onde a Rainha comemorava 10 anos de sucesso. Ganhou também outra versão em que Xuxa se veste de palhaço enquanto aparecem desenhos de animais, palhaços, etc...essa versão foi exibida no programa "Mundo da Imaginação" mas não há registro desse clipe em nenhum lugar.

6-BEIJINHO BEIJINHO (Bônus track do CD) 
Essa música é engraçada, divertida, feita pra dançar, mas quase não tem letra, só a batida e Xuxa falando "Beijinho Beijinho e Tchau Tchau" o tempo inteiro e de diversas formas, essa música tocava no programa quando Xuxa chamava o desenho, ela fazia coreografias malucas e imitava o Michael Jackson.

7-BANDA DA XUXA 
Pelo fato de terem nomes parecidos essa música é geralmente confundida com "A Bandinha da Xuxa" é mais uma faixa em que ela desafina mais que o de costume, na letra são citadas toda a turma: Paquitas, Dengue, Praga, Moderninho e etc...ela tem quase o mesmo estilo de festa a primeira música "Festa do Estica e Puxa" .tocava algumas vezes no programa na volta do intervalo.

8-CROC CROC 
Essa música, há quem diga que foi feito para um sapinho que Xuxa tinha, a letra é muitas vezes escrita de forma errada:  muitas pessoas escrevem Crocky Crocky e Crok Crok, a música foi gravada muitos anos depois por Jéssica Esteves, apresentadora do bom dia e cia em 2004. A letra conta a historinha de um sapinho que entra na casa da Xuxa e faz a maior bagunça, ganhou um clipe que entrou para o programa Xuxa no Mundo da Imaginação e DVD de mesmo nome. 

9-CAMPEÃO 
Essa música fala da importância de ser criança e de lutar pelos seus sonhos, essa música tocava quando dos meninos venciam as brincadeiras do Xou e do Park. Essa música ganhou um clipe no "Xuxa no Mundo da Imaginação" 

10-RAMBO 
Essa música é tema do desenho de mesmo nome, sucesso no Xou da Xuxa na época.Da faixa 8 até aqui na faixa 10, Xuxa conta com grande ajuda do coro de paquitas.

11-QUEM QUISER QUE CONTE OUTRA 
Essa música é bem enraçada, parece uma cantiga de roda e fala sobre mentirinhas.

12-AQUECENDO (GINÁSTICA)  
Essa música era tema do quadro "Ginástica da Xuxa" tocava no programa até o ano de 1991 quando a ginástica foi extinta, a letra fala sobre aquecimentos e posições de ginástica, é super agitada e coloca os baixinhos pra malhar .

13-COMIGO NINGUÉM PODE (Patrícia Marx) 
Nessa época, a Paty já havia saído do trem da alegria e tinha forte influência da Xuxa em sua carreira desde o ano anterior quando ela gravou "Miragem Viagem" música mais séria do disco anterior, nesse ano ela volta com uma música agitada e totalmente adolescente sendo a faixa menos infantil do CD.

14-DODÓI NENÉM 
Uma das músicas mais chatinhas do disco, mas mesmo assim tem uma letra bonitinha, foi feita para um sobrinho da Xuxa que na época dizia "Tia Xuxa Cuida de Mim que Eu Tô Dodói". Mais uma música que ganhou um clipe no "Xuxa no Mundo da Imaginação".

15-REXEITA DA XUXA 
Essa música tocou mais no Xou da Xuxa de 1988 e 1989 do que em 87, era tema de primeiro bloco do programa da Xuxa quando ela falava da importância da alimentação saudável na vida das crianças.Ganhou um clipe no "Xuxa no Mundo da Imaginação".

16-NÓS SOMOS O AMANHà(Participação especial de: Gabriela, Trem da AlegriaOs Abelhudos, Tatiana)
Essa música é lenta e abaixa a bola das crianças a letra fala da importância de se respeitar os baixinhos que serão o nosso futuro, a letra também é uma declaração de amor dos baixinhos á Xuxa pra impulsionar o sucesso do disco, foram chamados cantores mirins que estavam em alta na época (só faltou a Duda Little, muitas pessoas pensam que é ela que canta o início da música na parte que diz: "Ei Olha Pra Mim...").

2 comentários: