sexta-feira, 15 de julho de 2016

[RAIO X] Xou da Xuxa 3



NOME: Xou da Xuxa 3
ANO: 1988
VENDAS: 3 Milhões (em um ano) 
RECOMPENSA: Platina 
FORMATO: LP,K7 E CD 
SINGLES: Ilariê,  "Brincar de Índio", "Arco-Íris, "Abecedário da Xuxa, "Dança da Xuxa"

Enfim chega o ano de 1988, a apresentadora Xuxa alcança seu auge absoluto, acontece a estréia de seu primeiro filme solo: Super Xuxa Contra Baixo Astral, que se torna sucesso de bilheteria, o Xou da Xuxa ganha um novo cenário mais colorido e muito mais bonito que nos anos anteriores, o programa aumenta em gênero número e grau o número de brincadeiras e músicas, ganha também uma nova abertura, sobre o novo CD, bem...o que podemos dizer é que além dele ter sido o CD mais bem vendido da coleção Xou da Xuxa, foi também o único que ganhou o Guiness Book (livro dos recordes) em um ano, Xou da Xuxa teve em torno de 3 milhões de cópias, hoje o CD deve ter pelo menos uns 6 milhões e uns 6 discos de diamante! nessa época, a Xuxa já apresentava com mais naturalidade e espontaneidade, a Xuxa que conhecemos desabrochou nessa época, podemos dizer também que este disco foi o mais infantil da linha Xou da Xuxa, os outros (ainda que pouco) tinham um "Q" de sensualidade nas fotos e até em algumas músicas, este não, as fotos são todas infantis, as músicas igualmente infantis e algumas até super educativas (mesmo eu achando que a capa deveria ter a Xuxa sorrindo). Curiosamente uma música não entrou para esse CD "Em Busca do Amor" que era tema da nova sandália da Xuxa, sim nesse ano a rainha dos baixinhos estava começando á lançar inúmeros produtos, e essa música (muito romântica por sinal) seria lançado ou nesse disco, ou no próximo, acharam melhor lança-la no seguinte pelo fato de que em 89 Xuxa começara á amadurecer com seu público mas acabaram se esquecendo e assim "Em Buasca do Amor" se tornou uma cação rara da Xuxa (hoje muito fácil de encontra-la na internet) . Lançado em 11 de julho de 1988. O disco "Xou da Xuxa 3", que trazia hits como IlariêArco-Íris e Abecedário da Xuxa, firmou-se como o álbum mais expressivo em vendas do mercado latino-americana época.A música Ilariê ficou em 1º lugar por 20 semanas nas paradas brasileiras, sendo a música mais executada nas rádios juntamente com Faz Parte do Meu Show de Cazuza.É o segundo disco mais vendido do Brasil, ficando atrás apenas do álbum Músicas para Louvar o Senhor (1998), do Padre Marcelo Rossi, que vendeu cerca 3 milhões e 228 mil cópias.Sendo assim, Xou da Xuxa 3 é o disco mais vendido da história do Brasil por uma artista feminina.

















ANÁLISE DE FAIXAS: 
1-ILARIÊ 
Sem dúvida o maior sucesso da Xuxa. A música foi gravada em 80 dialetos, com direito ao uma versão chinesa interpretada pelo trio feminino I.N.G. Além disso a música conquistou sucesso internacional, quando foi lançada fora do Brasil em 1989, chegando à posição 11 na parada Latina da revista Billboard. Em 2006, Xuxa regravou para a coletânea "Xuxa Festa", esta versão foi embalada de Pop Rock. "Ilariê" também chegou a ser executada algumas vezes pelo cantor e compositor original da música Cid Guerreiro em trios elétricos no carnaval da Bahia. A composição é dele com a parceria de Dito e Ceinha. Os fãs vão me matar, mas não acho essa, a melhor música da Xuxa, ela abre bem o disco pois convida o ouvinte á dançar, cantar e brincar bastante, tem um ritmo super contagiante, no entanto a letra é relativamente curta, e ela tem um total de mais de 5 minutos de duração, o refrão repete sempre 3 vezes, ou seja com o tempo, a música acaba se tornando cansativa e insuportável de se ouvir. Essa música teve vários videoclipes um com Xuxa cantando no show da turnê "Sexto Sentido", em outro Xuxa se diverte com várias crianças em um parque aquático. em outro foi pro DVD Xuxa Festa.

2-BOM BOM 
Essa é uma versão de uma música de Roberto Carlos, uma divertida paródia feita por Michael Sullivan e Paulo Massadas, essa faixa foi clonada lindamente pela apresentadora Angélica em seu disco de 1989, a letra e o ritmo são legais e contagiantes, a música fala sobre a paixão de toda criança: Doces!! são mencionados nas músicas os personagens: Dengue, Praga, Moderninho, e Paquitas. Ganhou um clipe que entrou para o Xuxa no mundo da imaginação e DVD de mesmo nome.

3-O PRAGA É UMA PRAGA 
Letra infantil que foi tema do personagem homônimo, a música é bonitinha, destaque para o coro de paquitas, a letra fala como Xuxa conheceu o personagem e o descreve.

4-XUXERIFE 
Essa música é uma gracinha, um dos pontos altos do CD, nos dá a impressão de ser Xuxa e um Cachorro (provavelmente o Xuxo) como heróis do velho oeste, essa música também era tema do quadro de mesmo nome em que as crianças faziam reclamações no Xou da Xuxa.  

5-BEIJINHOS ESTALADOS 
Essa música é bem dançante, é impossível ficar parado ao som dela! o ritmo lembra muito as músicas de Michael Jackson e talvez pelo fato da Xuxa ser  fã do rei do POP, tenha surgido dele a inspiração pra essa faixa, a letra parece uma junção de falas que a Xuxa geralmente dizia no programa. 

6-CORAÇÃO CRIANÇA 
Essa letra é linda e super infantil, fala da importância de se ter um coração puro, muita gente pensa que Eliana regravou a faixa para seu CD em 1994, mas não tem nada haver, são músicas distintas.ganhou um clipe no Xuxa no mundo da imaginação.

7-BRINCAR DE ÍNDIO
Essa música foi lançada como um single promocional ganhou dois clipes um no Xuxa no Mundo da Imaginação (também em DVD) e outro no Xuxa festa que ganhou uma versão mais dance, a letra fala da importância de preservação ao índio obteve muito sucesso.

8-DANÇA DA XUXA 
Dança da Xuxa foi o terceiro single Música super infantil que fez um sucesso gigantesco, essa música teve 4 videoclipes no primeiro Xuxa está com um monte de crianças e ao mesmo tempo numa discoteca. No segundo, Xuxa dança numa academia, no terceiro a música ficou em ritmo de funk produzida pelo DJ Malboro para o DVD Xuxa Festa, e teve também uma versão no Xuxa no Mundo da Imaginação. 

9-EU NÃO 
Essa música é super legal e fala das "traquinagens" que as crianças costumam cometer, essa é mais uma entre tantas desse CD que deveria ter obtido um clipe.

10-ABECEDÁRIO DA XUXA 
Essa música é super educativa, criada para ensinar as crianças o ABC e onde usar todas as letras do alfabeto, mesmo muio didática, a música tem um ritmo bem pop, ganhou clipe nos tempos do Xuxa no mundo da imaginação e entrou para o DVD de mesmo nome.

11-ARCO-ÍRIS 
Pouca gente sabe mas essa música entrou como um bônus do CD, ela era pra ser apenas da trilha sonora do filme "Super Xuxa Contra Baixo Astral" mas acabou sendo incluída nesse CD por dois motivos: os CDs da Xuxa nessa época sempre saíam com 13 músicas, e a faixa fez sucesso demais para ficar de fora , essa música ganhou três clipes (esse foi o álbum que mais obteve clipes): um em um especial de natal em que Xuxa aparece numa aquarela gigante, e outra em que Xuxa vai colorindo uma cidade virtual, ficou mais lenta, menos dançante e mais emocionante e outra no Xuxa no mundo da imaginação. Uma versão instrumental dessa música foi feita para os créditos do DVD Xuxa Festa, talvez fosse uma versão da música que foi descartada e usaram apenas a parte instrumental.

12-APOLO 
Essa música foi criada em homenagem á um cavalo que Xuxa tinha, tempos depois esse cavalo foi incluído como personagem da "Revista da Xuxa" (que aliás começou á ser feita nesse ano) a música é um rock super animado e a letra é bem bonita, fala sobre liberdade. 

13-VIVER 
Essa música tocou demais na época, ganhou até um videoclipe, a letra é bem bonita fala sobre preservação á natureza.  

Um comentário:

  1. Eu descordou um pouco sobre Ilarie, nos dias de hj escuto o meu celular mesmo com pouca letras e minutagem de 5 min. Não é insuportável e repetitiva aliás antes tlvz aos olhos de muita gente na 3pica de lançamento fosse a música acabar uma eternidade pra acabar mas temos atuais eu ouço a música e acaba bem rápido, acho q mesmo com voz rouca da Xuxa nas estrofes a versão demo é bem estranha e difícil de assimilação por Xuxa cantar rápido e o ritmo de versão alternativa ser acelerado se fosse lançada no disco seria esquecida e nem faria sucesso nenhum como a gente conhece como o grande hit da rainha nos dias de hoje bem melhor escutar essa versão lançada do que a demo

    ResponderExcluir