sábado, 16 de julho de 2016

[RAIO X] 4 XOU DA XUXA


NOME: 4 Xou da Xuxa 
ANO: 1989
VENDAS: 2.900.000 
RECOMPENSA: Diamante
FORMATO: LP, K7 e CD 
SINGLES: Tindolelê, Dinda ou Dindinha, Milagre da Vida, Remelexuxa e Dona Girafa

Podemos dizer que o ano de 1988 fecha um ciclo e abre espaço pra uma nova Xuxa, á partir daqui ela começa á amadurecer com o público, nesse ano Xuxa estréia seu novo programa na Globo: "Bobeou Dançou" uma gincana adolescente quase no estilo do passa ou repassa, e toda essa "influência" adolescente se refletiu em seu novo disco, que além das músicas infantis, traz músicas para o público que está na fase pré-adolescente, a capa tem uma foto bem sensual com Xuxa em um "mar-de-rosas" uma influência a atual fase dela talvez? rsrsrs nessa época a Xuxa estava feliz da vida, ela começou a namorar com Aírton Senna e estreou nos cinemas o filme "A Princesa Xuxa" além de ser o ano de lançamento da "Fundação Xuxa Meneghel", a nova paixão de Xuxa, se refletiu no jeito de Xuxa apresentar, ela estava mais alegre, mais solta, mais divertida, fazia altas palhaçadas no programa o que rendeu ao programa momentos impagáveis, sua alegria era contagiante, algumas fotos do CD foram copiadas da cantora Madonna pelo fato de Xuxa ser fã dela na época e já ter um grande apelo POP em seus álbuns, Em 1988 Xuxa apareceu com essa roupa pela primeira vez nos quadrinhos, e em 1990 ela fez uma versão de uma música de Madonna (falaremos disso depois) lançado em 11 de julho de 1989 foi o segundo disco mais bem sucedido entre todos os outros discos lançados por Xuxa excetuando o Xou da Xuxa 3, pois vendeu 2.900.000 de cópias, a maioria de suas músicas fez sucesso e são lembradas até hoje: "Bobeou Dançou", "Tindolelê", "Dona Girafa" e "Dinda ou Dindinha". rendendo a Xuxa diversas certificações, se tornando o disco mais vendido do Brasil em 1989, o segundo disco mais vendido de Xuxa, o quinto disco mais vendido da história da música brasileira, sendo que Xuxa aparece quatro vezes entre os dez mais.A primeira tiragem de LP do álbum onde estão escritos na capa nos dizeres "4º Xou da Xuxa" e na "cor" de fundo da contracapa é prateado, que seria a versão original que seria usada para o LP, porém na época em que foi lançada a primeira tiragem, a empresária de Xuxa e a equipe da Som Livre tiraram das lojas os LPs por conta dos boatos sobre as "músicas invertidas", o que fez com que o lançamento fosse adiado por mais algumas semanas, e para que não houvesse mais demora, optaram por tirar a parte prateada da capa. Além disso, as músicas sofreram pequenas mudanças para que as "mensagens" fossem eliminadas. 4º Xou da Xuxa Tour ou Xou da Xuxa 89 Tour, foi a terceira turnê realizada pela apresentadora já havia uma proposta para Xuxa trabalhar fora do país, pois a turnê foi apresentada em várias cidades do Brasil como Salvador, Natal, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Angra dos Reis e Feira de Santana. Mas também teve shows que foram apresentados fora do Brasil foram em Cidade de México, Guadalajara, Buenos Aires, Santiago e Córdoba. A turnê iniciou-se no dia 5 de agosto de 1989 e teve fim no dia 10 de dezembro do mesmo ano. 








1-TINDOLELÊ 
Essa música abre bem o disco, pois chama o ouvinta á cantar, dançar e bater palma, é alegre e contagiante, considerada pelos fãs um "Ilariê 2"  foi o primeiro single do álbum A música é da composição do cantor Cid Guerreiro em parceria com o Dito. A versão original tem a participação das crianças de G.R.E.S. Herdeiros da Vila e das Paquitas: Ana Paula Martins, Cátia Paganote, Priscila, Tatiana Maranhão, Andréia Sorvetão e Letícia Spiller. Em 1996, foi remixado por DJ Memê para o álbum Xuxa 10 anosEm 2005, Xuxa regravou em versão pop rock da mesma em XSPB6: Festa, contendo um clipe em que Xuxa dança com a turminha em torno de desenho das mãos no fundo. O clipe original se passa em um circo. Em 1996 no especial Xuxa 10 anos, Xuxa e sua turma performou em uma micareta, cantando um medley de axé com dois sucessos, incluindo essa. No mundo da imaginação, teve uma edição curta em que ela interpretava uma dançarina de Can Can. Essa música foi regravada por Patatí Patatá.

2-BOBEOU DANÇOU 
Foi tema do quadro homônimo, o quadro fez tanto sucesso que virou um programa independente apresentado nas tardes de domingo no segundo semestre de 1989,Essa é uma das músicas mais adolescentes do álbum com uma letra romântica e super dançante. Na qual ela fala que ama o namorado mas se ele "bobear" vai dançar na mão dela.

3-CONTE COMIGO 
Música super infantil, tem como objetivo ensinar as crianças pequenas á contar, a letra é uma gracinha e tem coro das paquitas.

4-DINDA OU DINDINHA
Essa é a música mais lúdica do álbum, fala sobre fada madrinha e tem um toque bem gostoso de se ouvir, também ensina as crianças menores á contar, com o tempo o refrão acaba repetindo demais e se tornando meio enjoativo, essa música ganhou um clipe exibido no programa "Xuxa no Mundo da Imaginação" 

5-NAMORAR 
A gente percebe nesse álbum que a ordem das faixas foi escolhida da seguinte forma: uma música infantil, outra "adolescente" e assim por diante, essa música é uma gracinha, mas obviamente é menos infantil que as outras que são tocadas no repertório da Xuxa, e se tratando de "música da Xuxa" uma canção que fale pelo menos um pouquinho de amor já é grande coisa, a letra fala sobre várias formas de amor, o sol a lua, o leão e a leoa, os peixinhos e etc.. 

6-MILAGRE DA VIDA 
Essa música é bem bonita, na letra ela procura o significado da palavra Milagre, a letra fala sobre as coisas bonitas da vida, foi tema da Fundação Xuxa Meneghel.

7-RECADO PRA XUXA
A Amanda do trem da alegria era fã da Xuxa, e da mesma forma como Patrícia Marx participou do primeiro e segundo LP da Xuxa, nesse uma outra amiguinha do trem entrou para o álbum da Xuxa, amanda cantou essa emocionante canção no aniversario da Xuxa desse ano, e a letra descreve o amor dos baixinhos pela apresentadora. Essa música (a Xuxa não canta) foi incluída como um bônus do disco.

8-REMELEXUXA 
Eis aqui a prova de que Xuxa foi a pioneira da lambada rsrs, essa música é nesse estilo de música latina, a letra é engraçada, mas não é a preferida dos fãs, a música ganhou  até clipe, mas a faixa parece que acaba de repente.  

9-VEM DANÇAR COMIGO 
Essa música quase foi o single principal do CD, mas Tindolêlê era tão fluente na cabeça das pessoas que essa faixa acabou sendo esquecida, uma pena pois essa música é alegre, divertida e contagiante, ninguém fica parado ao som dela, e dá o tom de qualquer festa, não é infantil e foca mais o público adolescente

10-DONA GIRAFA 
Música infantil, fala sobre um concurso de miss com uma girafa, uma zebra e uma onça, a fábula é bem interessante e ganhou um clipe no "Xuxa no Mundo da Imaginação".

11-PREVISÃO DO TEMPO 
Música infantil que ensina as crianças á preverem quando vai chover ou fazer sol, a letra é bem bonitinha e tocou algumas vezes no programa Xou da Xuxa.

12-PASSATEMPO 
O engraçado dessa faixa é que ela tocava mais em 90 do que em 89, pois essa música era tema de primeiro bloco no Xou da Xuxa em 90, a música fala sobre a ansiedade da Xuxa esperando pra começar o programa, fala que ela dorminha sonhando com os baixinhos, e falava sobre o inicio do programa, a música se torna enjoativa pois repete demais o refrão.

13-ESTRELINHA 
Mais uma música pré-adolescente do CD tem um ritmo bem bacana  (quase um bolero)e conta a historinha de como o sol começou a namorar a lua, a música faz uma alusão com a palavra estrelinha, como se a "estrelinha" fosse uma pessoa amada. 

14-ALERTA
Essa música obviamente fala sobre um alerta aos jovens brasileiros dizerem NÃO a droga, é uma letra triste, e bastante tocante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário