terça-feira, 29 de agosto de 2017

Raio-X Xuxa só Para Baixinhos 2


NOME: Xuxa Só Para Baixinhos 2
ANO: 2001
VENDAS: Um Milhão
RECOMPENSA: Disco de Diamante / Grammy Latino
FORMATO: CD e VHS
GÊNERO: Infantil
SINGLES: "Dançando Com o Txutxucão", "Cinco Macaquinhos", "Vem Que eu Vou te Ensinar" e "O Ônibus"

Enfim chega o ano de 2001, logo no começo do ano um incêndio no programa Xuxa Park acontece deixando várias crianças feridas e outras com problemas respiratórios, Xuxa foi obrigada á ficar mais de 80 dias fora do ar e os programas Xuxa Park e Planeta Xuxa gravados não foram ao ar. Sua estadia na Globo estremecia...Mas depois de passados os problemas a rainha volta com tudo no Planeta com audiência como sempre e lança o volume dois da coleção Xuxa só Para Baixinhos em CD e vídeo, após grande êxito com o volume um os produtores da Som Livre, resolveram criar o volume 2 e após o sucesso deste Xuxa decidiu que faria vários volumes da coleção XSPB, um a cada ano, pois era a garantia de sucesso imediato.

É o vigésimo quarto álbum de estúdio e o décimo sétimo em português da apresentadora e cantora Xuxa, é o segundo álbum da coleção "Só para Baixinhos". foi lançado primeiramente na versão CD + VHS e lançado em DVD pouco tempo depois, foi relançado na versão CD + VHS em 2002, foi remasterizado e lançado em CD independente em 2008 em versão econômica. O álbum vendeu mais de 750.000 cópias em DVD, rendendo disco de platina duplo. Este disco alcançou à segunda posição entre os mais vendidos de 2001.Com o XSPB 2, Xuxa ganha seu primeiro Grammy Latino no ano de 2002. Provando que apesar do incidente do início do ano os baixinhos não deixaram de amar Xuxa. 

Esse volume dois teve uma arte gráfica bem mais caprichada que seu antecessor, tanto no encarte e na capa do CD (o original tinha capinha brilhosa) quanto na própria VHS com videoclipes em cenários mais caprichados, no encarte de um lado mostram números de um á dez e do outro mostram fotos das crianças que participam dos clipes, entre elas, Lívia Aragão filha de Renato Aragão, o Didi:






Sasha assim como no anterior, também participa deste em alguns clipes e até chega á cantar a música do coelhinho em dado momento.

 Nesse XSPB  há a chegada de novos amigos, além dos já existentes como Teddy o polvo, chega também o Txutxucão e os Três Ratinhos, infelizmente as meninas X Y e a Z deixam a turma da Xuxa nessa fase.

1-CHEFINHO MANDOU
Essa Música lembra algumas músicas infantis que Xuxa cantou no fim da década de 90. A música fala da tradicional brincadeira infantil e tem a presença da Xuxinha, abre bem o álbum, e é super animada.

2-DOIS PEIXINHOS
Uma das músicas mais populares desse álbum, Xuxa conta que para gravar o clipe não estava combinado fazer aquele biquinho de peixe quem começou fazendo foi Sasha e as outras crianças da gravação imitaram fazendo com que a marca registrada dessa música fosse o biquinho de peixe.

3-VEM QUE EU VOU TE ENSINAR
Continuamos no mesmo estilo da primeira música: fazer tudo que a letra pede brincando sem parar.

4-ÔNIBUS
Outra popular música desse XSPB com um clipe que foi super reprisado no XMI.

6-CINCO MACAQUINHOS
Outra música de grande sucesso, as crianças cantavam essa música em todo lugar, não saia da boca das crianças, era muito legal, mas o que muita gente talvez não saiba é que os 5 macaquinhos era na verdade um macaco só, ele era gravado saltando numa cama em diferentes posições e roupas e graças á um efeito de computador dava a impressão de serem vários.

7-MEXENDO OS BRAÇOS COM TEDDY
O popular personagem do álbum anterior, volta nesse álbum botando todas as crianças pra dançar.

8-DANÇANDO COM O TXUTXUCÃO
No XSPB 3 Xuxa perguntou ás crianças qual música do volume dois as crianças mais gostaram e a resposta foi sempre a mesma: O Txutxucão, o cachorro popular da Xuxa estréia com tudo nesse álbum com uma coreografia que virou febre até mesmo entre os adultos, só quem foi da época sabe como essa música foi popular.

9-ZOOLÓGICO
Se os baixinhos dos anos 90 tinham "a voz dos animais" nesse XSPB as crianças tinham essa música cumprindo a mesma função imitar os bichos. Marca registrada entre as apresentadoras infantis.

10-DEZ DEGRAUS
Uma música curta que tem a mesma função de "Cinco Macaquinhos" ensinar as crianças á contar de trás pra frente, ao contrário da anterior que é de 5 á 1, essa música ensina os baixinhos á contarem de 10 á 1.

11-BATE A MÃO, BATE O PÉ
Uma música super agitada e contagiante deveria ter sido melhor trabalhada, deveria ter sido o single principal do CD, a música convida o ouvinte á fazer tudo que a letra pede batendo com o pé e com a mão.

12-LARANJAS E BANANAS
Mais uma música de curta duração. A música tem como objetivo ensinar as crianças as vogais de maneira bem humorada.

13-POT-POURRI:
a) Misturando as Cores
Uma das músicas mais queridas desse disco, tem a participação do Guto e ensina as crianças á saber o que dá de cada cor se mistura-las.
b)Um Rockzinho muito popular entre as crianças da época, letra educativa que ensina os baixinhos á reconhecer e onde encontrar cada cor.

14-IMAGINAÇÃO
Previsão do futuro? talvez! ou quem sabe Xuxa já tivesse a ideia de criar o programa "Xuxa no Mundo da Imaginação" á essas alturas, ou talvez essa música tenha inspirado o tal programa já que ele era criado completamente inspirado no XSPB, bem pelo sim pelo não a música é uma gracinha e foi muito popular entre as crianças dos anos 2000.

15-ESTICAR
Quando digo que algumas músicas do XSPB foram inspiradas no Xou as pessoas duvidam, essa música não nos lembra "Aquecendo (Ginástica)" do Xegundo Xou da Xuxa de 1987? inclusive no clipe a loira até arrisca algumas poses famosas do tempo da "Ginástica" do Xou da Xuxa.

16-HUM
Essa era minha música preferida quando eu era uma criança de 5 anos e comprei esse CD, é uma versão de uma música muito popular no desenho Rei Leão.

17-THE ALPHABET SONG
Música muito popular nos estados unidos, é a uma faixa do CD que não é cantada pela Xuxa mas sim por uma garotinha que participou do DVD.

18-POT POURRI NACIONAL
a) O Sapo Não Lava o Pé
Como o CD mesmo menciona, são músicas tradicionais de domínio público, o clipe de "O Sapo" foi muito popular entre os baixinhos da época.
b)Minhoca
A maioria dessas música desse Pot-Pourri já haviam sido regravadas plea apresentadora Eliana, em 1996 é o caso de "Minhoca" e "Coelhinho"
c) O Coelhinho
A maioria da música é cantada pela Fifi uma garotinha presente na VHS, Xuxa dá uma de ventríloquo e dá a voz á um coelhinho que mais parece a primeira versão do "Coelhinho Fufu" que só estrearia no XSPB seguinte, na música a gente ainda pode ouvir a voz de Sasha no fim da faixa e foi uma música muito popular nas festinhas da páscoa nas escolas (aliás esse CD todo foi muito popular nas escolas também)

19-A BONEQUINHA
As duas últimas faixas são canções de ninar pra abaixar a bola das crianças, marca registrada dos XSPBs de Xuxa, essa música foi muito popular entre os baixinhos e um fato curioso é que Xuxa queria que uma menininha parecida com ela quando era criança fizesse o tal clipe porém Sasha não topou fazer (na época ela não gostava muitos dessas coisas de TV ou de querer aparecer  nos lugares) então uma outra menina foi escolhida para viver a "Xuxa Criança" no clipe o problema foi porquê a menina escolhida era muito alegre e ela tinha que parecer triste no clipe.

20-FECHE OS OLHOS
Essa música também é para as crianças brincarem fazendo tudo que a letra pede, mas dessa vez sem a agitação das músicas anteriores, como se fosse um exercício de relaxamento a música põe a garotada pra dormir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário