segunda-feira, 29 de abril de 2019

Xuxa Popstar || 20 anos ||

Resultado de imagem para Xuxa Popstar
Um dos filmes mais bem sucedidos da Xuxa completa 20 anos. 

XUXA KID?!  
Em 2000 após o sucesso do filme "Xuxa Requebra" Marlene Mattos resolveu lançar um outro filme pra Xuxa seguindo a mesma vibe adolescente que ela tanto gostava de produzir, Xuxa como sempre queria fazer filme pra baixinhos mas isso foi vetado segundo palavras da própria no Making Off do filme dos duendes de 2001. A idéia era fazer um filme com o nome "Xuxa Kid" em Xuxa Kid, a loira se tornaria uma menina de 10 anos, algo como o que viria anos depois no longa Xuxa em Sonho de Menina (2007). Na história, a jovem versão da apresentadora teria a dupla Sandy e Junior como amigos. As gravações foram planejadas para setembro e seriam lançadas em dezembro. No entanto, a Globo Filmes decidiu vetar a participação da dupla porque já havia planos de lançar um filme com os irmãos como protagonistas, fato que só veio a acontecer em 2003, com o lançamento do filme Acquaria. Por causa dessa decisão, a história do filme teve que ser completamente alterada e o lançamento de um novo filme foi adiado até março de 2001.
Folha de São Paulo, quinta-feira, 13 de julho de 2000 
PRODUÇÃO DO FILME
Depois que o projeto foi cancelado, Xuxa foi persuadida por sua equipe a fazer um novo filme, com um novo roteiro, que reacendesse seu público adolescente, assim como o anterior, e que a ideia de um filme para o público infantil seria para o próximo ano. "Em alguns casos, foi possível costurar a aparência musical na trama, mas muitas entradas foram devido ao convite feito por Marlene no meio das filmagens", diz a roteirista Vivian Perl. Diler Trindade define as inserções de números musicais (num filme não musical) como um "casamento estratégico" entre a indústria cinematográfica e fonográfica. "Precisamos repetir o feito da indústria da música, que detém 80% do mercado, contra 20% dos artistas estrangeiros. Vivian Perl diz que a gerente da Xuxa, Marlene Mattos, colocou o número musical no filme depois de conduzir pesquisas sobre os grupos musicais mais populares. As gravações começaram em setembro de 2000.

Segundo a apresentadora, o filme relata um pouco da história que ela viveu quando passou três meses nos Estados Unidos no início de sua carreira de modelo. "É muito difícil enfrentar a falta do seu país. Sentimos falta de tudo e temos uma hora que parece voltar", disse ela. Mas não foi apenas este aspecto que Xuxa quis mostrar com o filme. Segundo ela, a intenção era mostrar o glamour que existe na profissão, mas, ao mesmo tempo, aproximar-se da realidade, mostrando as dificuldades da carreira. "Eu queria reunir um pouco da vida glamourosa que todo mundo quer com as dificuldades que existem para alcançar esse sonho". Segundo a apresentadora, ser modelo, atriz e jogador de futebol é o sonho da maioria das crianças. A dedução veio de uma pesquisa em que a produção tomou como base para realizar o filme. Xuxa disse que o filme não é necessariamente para o público infantil, mas para a família.

PLANETA XUXA, O FILME
Esse filme nós podemos considerar como "Planeta Xuxa - O Filme" isso porquê ele é repleto de musicais de artistas que geralmente participavam dos programas da loira nessa época, tal como SNZ, É O Tchan, Leonardo, Rodriguinho, As Meninas, Deborah Blando, Xandy do grupo harmonia do samba e etc...
O grande orgulho da equipe, segundo Xuxa, foi fazer um filme "que traz uma mensagem importante para as crianças". "Fizemos uma pesquisa e descobrimos que os meninos querem ser jogadores de futebol e meninas, modelos, modelos e cantores. Acho importante que eles saibam que é preciso muita cabeça para não cair no lado ruim da profissão, que tem drogas, prostituição".


Com pouco roteiro e excessos, o filme tem excessivo merchandising de marcas de empresas, ou gravadoras. Na entrevista, Xuxa, emocionada, agradece aos artistas que participaram do filme "sem cobrar dinheiro", apenas pela boa vontade de estar no filme. O filme também conta com aparições inusitadas do apresentador Otávio Mesquita, do cantor Leonardo e da modelo Gianne Albertoni. Também estão presentes Sílvia PfeiferCláudia Rodrigues e o veterano Cláudio Corrêa e Castro. Segundo Vivian Perl, que escreveu a história em parceria com Elizeu Ewald, o número musical serve para "ilustrar um momento de introspecção" da protagonista 


Site Terra Cinema - 2000 
A HISTÓRIA 
Dessa vez, Xuxa interpreta Nick uma ex-modelo famosíssima e atual empresária bem-sucedida que mora fora e resolve retornar ao Brasil pra conhecer o "Raio de Luz" o rapaz com quem ela namora pelo computador, ao saber de seu retorno, JP (Marcos Frota brilhante na pele desse vilão) resolve tentar contrata-la para trabalhar na sua agência porém a loira prefere trabalhar na empresa de seu amigo Olímpio, a Popstar. O JP então passa á perseguir e sabotar a ex-modelo em todos os seus passos. Enquanto nossa heroína tenta descobrir quem é o sabotador e quem é o seu príncipe encantado, vemos muitos videoclipes e muita música que, muitas vezes, surgem sem conexão com a trama .
"ELA AGORA É POPSTAR!"
Xuxa Popstar em menos de um mês já havia sido visto por mais de 1 milhão de pessoas. O filme liderou o ranking de maior público nos cinemas brasileiros em 2001, após 40 semanas da estréia de Popstar. Apesar de não liderar a lista de maior bilheteria do ano, a rainha dos baixinhos continuou na frente de todas as superproduções do verão com vários espectadores. Xuxa Popstar foi assistido por mais de 2,38 milhões de pessoas. O filme nacional foi o grande campeão de bilheteria brasileiro em 2001. Xuxa Popstar levou 2,3 milhões de telespectadores para os cinemas, superando a marca do ano anterior da rainha dos baixinhos, quando Xuxa Requebra foi visto por cerca de 2 milhões de pessoas. O concorrente mais próximo de Xuxa Popstar é The Mummy Returns, que foi assistido por 2,26 milhões de brasileiros.O filme se tornou o filme recordista brasileiro.[26] Pela primeira vez em mais de uma década, um filme brasileiro terminou o ano como campeão de bilheteria nos cinemas do país.
Xuxa Popstar teve um orçamento de 2,8 milhões de reais, o maior para um filme da Xuxa, até o lançamento de Xuxa e os Duendes, que teve um orçamento de 3,8 milhões de reais. O filme arrecadou mais de 9 milhões de reais. superando até mesmo produções como: "Lua de Cristal" e "Super Xuxa Contra Baixo Astral" que são duas produções queridinhas da rainha dos baixinhos, e isso de fato é um feito extraordinário pois o filme estreou em 15 de dezembro de 2000 e não teve direito nem mesmo á um mês de divulgação. Á princípio foi divulgado massivamente no Xuxa Park nas idas para o intervalo porém como o programa foi exibido pela última vez em 06/01/2001 a divulgação do longa parou por aí. Em 11/01/2001 aconteceu o incêndio do Xuxa Park e a apresentadora ficou muitos meses fora do ar, retornando apenas em Abril e á partir daí o filme nunca mais foi divulgado em nenhum programa de Xuxa. 



DA FICÇÃO PARA A REALIDADE 
Neste filme, a ficção imita a realidade: Na história Nick lança um cantor famoso exatamente como aconteceu na vida real quando Xuxa e Marlene lançaram o cantor Marcius Chandler, ele aparece no filme cantando a música "Mais e Mais", após o filme, Marcius retornou aos Estados Unidos onde já morava e desapareceu, nunca mais se ouviu falar dele. Pra suprir as exigências de Xuxa contrataram dois baixinhos pra contracenar com ela em algumas sequencias: Isabelle Drumond e Bruno Abrahão. Faziam o papel dos filhos da personagem de Cláudia Rodrigues, que aliás foi outra que esteve brilhante no filme fazendo a espevitada Mari que roubou a cena e segurou o filme o tempo inteiro.

UM RAIO DE LUZ PARA AJUDAR Á ACHAR O PRÍNCIPE 
Os atores Thiago Lacerda, Marcello Antony e Reynaldo Gianecchini foram convidados a interpretar Ricardo o par romântico de Xuxa no filme, mas nenhum aceitou fazer, e o papel acabou sendo interpretado por Luigi Baricelli. A cena do beijo entre Nick e Raio de Luz foi repetida dezenas de vezes. A interpretação foi tão intensa que na época alguns tablóides chegaram a publicar que não havia um beijo técnico e que Xuxa e Luigi Baricelli teriam um relacionamento amoroso. Os dois até negaram a relação, mas a Xuxa confirmou que o beijo não foi técnico.
Ao contrário do filme anterior, Popstar não teve sua trilha sonora lançada em CD ou qualquer outro formato. No entanto, um álbum promocional foi lançado pela Abril Music com 3 músicas que estiveram presentes no filme: O Rodo (Harmonia do Samba), Seamisai (Deborah Blando) e a música tema Popstar (Maurício Manieri).






Revista "Isto é" - 2000
A COLETIVA 
Xuxa promoveu uma coletiva de imprensa em São Paulo para divulgar o filme no qual afirmou que esperava que "Requebra fosse um recorde de bilheteria. Tenho certeza de que o mesmo acontecerá com Xuxa Popstar".A TV Globo reservou quatro salas de um complexo de cinemas no Rio para a exibição, em 6 de janeiro de 2001, de Popstar. Os funcionários da estação serão convidados a ocupar o público em troca de alimentos que foram cedidos a ONGs 



CRÍTICAS 
Xuxa Popstar recebeu critícas negativa dos críticos. Marcelo Forlani escreveu em seu site Omelete: "No verão de 1999/2000, Xuxa Requebra obteve a maior bilheteria de produções nacionais, apostando na mesma formula que a Rainha dos Baixinhos decidiu colocar um novo produto nos cinemas, Produto, sim, pois este longa-metragem não tem roteiro e só serve como uma enorme prateleira onde são expostos as novas mercadorias da marca Xuxa. Um abuso à inteligência do espectador e ao bom gosto, tamanha a cara de pau como tudo é mostrado, sempre em primeiro plano, deixando os próprios personagens em posições secundárias.... Desde a "elaboração do roteiro" até a sua conclusão, foi apenas algumas semanas atrás, mas não há desculpas para a falta de criatividade apresentada.

O crítico Celso Sabadin escreveu que "Pop Star não pode ser considerado um filme ruim. Porque não é um filme, é apenas um monte de videoclipes feitos para grupos populares. A proposta básica é clara: ganhar dinheiro. Nada mais".

A premissa era até interessante e pretendia mostrar tudo que os modelos fazem pra alcançar seus objetivos, porém na prática isso não funcionou, o que vimos foi uma historinha bobinha totalmente água com açúcar aonde a narrativa é interrompida á cada 5 minutos pra dar lugar á merchandising ou um videoclipe fora de hora e totalmente desconexo com a história central. Porém teve algo de bom nesse filme: Pela primeira vez Xuxa fez uma personagem diferente, nada de princesinhas ou daquelas personagens "Coitadinhas" que ela costuma fazer, dessa vez somos apresentados á uma mulher poderosa, dona do seu nariz e que não abaixa a cabeça frente as dificuldades, que arregaça ás mangas e vai.

Popstar não seve ser levado á sério, é mais um desses filmes de verão feito visivelmente pra ganhar dinheiro, é bastante similar á "Um Show de Verão" que Angélica lançou em 2004. Só não é considerado o pior filme da Xuxa porquê perdeu o título para "coisas" como "Xuxinha & Guto Contra os Monstros do Espaço" (2006) e pra "Sonho de Menina"(2007).   

Nenhum comentário:

Postar um comentário