domingo, 24 de dezembro de 2017

[RAIO-X] Xuxa Brincadeiras


NOME: Xuxa Brincadeiras
ANO: 2007
VENDAS: 250 mil (DVD) e 100 mil (CD)
RECOMPENSA: Disco de Ouro/ Disco de Platina
FORMATO: CD, DVD e DD
SINGLES: "Pique Alto", "Bambolê" e "Pula Corda".




Por: Daniel Macena.
Enfim chega o ano de 2007, ano difícil na carreira de Xuxa, a TV  Xuxa já não dá mais a mesma audiência que antes dava, Xuxa havia sido bastante reduzida no programa, em cenários virtuais e sem a presença de platéia, o programa amargava o terceiro lugar no ibope perdendo pro Bom Dia & Cia do SBT e pro Hoje em Dia da Record. Nesse mesmo ano Xuxa lançou um novo filme "Sonho de Menina" que não foi aceito pelo Público, teve baixa bilheteria e ficou entre os 10 piores filmes de 2007 segundo a revista veja, motivo pelo qual ela não lançou um filme em 2008, a loira havia perdido muitos quilos e havia cortado o cabelo curto demais, estava com uma pele mais bronzeada do que de costume devido as gravações do programa Conexão nas praias do nordeste, aliás pode-se dizer que o "Conexão Xuxa" e o XSPB foram os únicos acertos da loira em 2007.

Sim, na humilde opinião deste que vos escreve, o Xuxa Só Para Baixinhos Sete ou "Xuxa Brincadeiras" como alguns chamam, foi uma das melhores edições da coleção, os fãs, em sua maioria não curtem, mas o álbum é sem dúvida impecável, a cenografia é simplesmente linda com brinquedos gigantes espalhados por todo cenário, as fotos da Xuxa e o figurino da mesma também é muito bonito, esse XSPB tem a mesma função que o álbum "Xuxa Festa" - é um disco feito pra tocar nas festinhas - com o diferencial de que, nesse álbum as músicas são feitas para embalar as brincadeiras dos baixinhos, com uma proposta de resgatar brincadeiras tradicionais brasileiras, o XSPB sete tem músicas dançantes, alegres, e agitadas, estimula as crianças a se movimentarem, gastar energia, e brincar! Afinal, Foi nessa época, também, que as crianças brasileiras começaram, cada vez mais rápido, a serem precoces, o que resultou em uma mudança drástica no cenário de produção infantil no Brasil,além do que, a internet ganhava força a cada dia, tornando as crianças cada vez mais "enterradas" em suas casas.  

Apesar das fotos serem lindas, a arte gráfica da capa ficou á desejar, com uma foto que não favoreceu e uma arte gráfica que poderia ser melhor, algumas fotos, (como a da contracapa por exemplo) foram melhores que as da própria capa. O álbum vendeu 100.000 cópias em CD e 250.000 em DVD recebendo um disco de ouro, e outro de platina, uma venda bastante baixa para Xuxa, principalmente se for comparado com as vendas dos XSPBs anteriores, que sempre atingiam mais de um milhão de cópias, no entanto este álbum alcançou a #8 posição dos DVD's mais vendidos no ano de 2007 é o trigésimo álbum de estúdio e o vigésimo terceiro em português da apresentadora, foi lançado propositalmente no dia 07 de julho de 2007 ou seja, na data 7_/7_/7  As músicas mais famosas são "Pique Alto", "Bambolê" e "Pula Corda". O álbum foi lançado também em um kit premium, que vinha com o DVD + CD + Brindes, os brindes são dois jogos: Jogo de Tabuleiro e Jogo da Memória. A turnê do XSPB 7 estava prevista para 2008, logo após o fim da turnê "Xuxa Festa" em maio de 2008, porém o projeto foi cancelado e a turnê "Xuxa Festa" continuou até outubro de 2009, em novembro de 2007 Xuxa chegou cantar trechos das músicas do XSPB 7 na turnê como "Pique-Alto" e conversou com o público como ela queria que fosse a turnê. No final de 2014, os XSPBs 6, 7 e 8 foram lançados em Blu-ray pela Som Livre.


Para esse XSPB Xuxa trouxe uma novidade: criou a promoção "brincar de sonhar e cantar" feita no ano de 2006 no programa TV Xuxa. A promoção consistia em crianças de todas as idades que mandariam vídeos para o programa e seria selecionado o vencedor (ou a vencedora) que participaria cantando uma música em seu próximo XSPB (que no caso era esse sete) após alguns meses na peneira, a reta final aconteceu no palco da TV Xuxa aonde o júri escolheria quem seria o melhor de todos, a música já havia sido composta por Ary Sperling e cada finalista cantou a faixa "Brincar de Sonhar"no palco. no entanto a produção ficou em dúvida entre duas cantoras, as meninas Alyriana Kellen Miranda Guedes e Eduarda Dos Santos Menezes, as duas meninas eram excelentes cantoras e não havia como se decidirem entre as duas e assim, Xuxa escolheu as duas para fazerem parte de seu novo DVD. As meninas aparecem no final, cantando juntas a faixa "Brincar de Sonhar" vestidas de anjinhas, também aparecem no CD. Aly e Duda são cantoras até hoje (depois mostro pra vocês como elas estão hoje)  

Mas uma coisa que talvez você não saiba, é que LARISSA MANOELA fez teste para a promoção brincar de sonhar e cantar. Ela revelou isso em sei primeiro livro lançado. Infelizmente Lari não levou a melhor.

1-BAMBOLÊ 
Música mais popular de todo o álbum o sucesso foi imediato e as meninas despertaram interesse em um brinquedo já quase esquecido: o Bambolê, tentando imitar a coreografia de Xuxa no DVD.
2-DANÇA DA LARANJA 
Uma música bem animada, o ritmo da música vai trocando ao longo da faixa, pra discoteca, Twist, Funk entre outros, essa era uma brincadeira bastante popular no Xou da Xuxa em praticamente todos os anos. 

3-PEDRA, PAPEL E TESOURA 

A letra da música explica a regra da brincadeira, é uma melodia bastante gostosa de se ouvir, a música se acelera com o tempo principalmente no fim da faixa. 

4-MORTO-VIVO 
A música é bem legal, e o ouvinte pode brincar também independente de ter o DVD ou não, já o clipe é um dos mais ridículos de toda a carreira da Xuxa, a cenografia virtual assemelha-se á uma casinha de boneca, onde só aparece a cabeça da Xuxa dentro e enquanto as crianças dançam. 

5-PULA-CORDA 
Regravação do Trem da Alegria, foi uma ótima sacada resgatar músicas dos anos 80 para crianças. 

6-DANÇA DAS CADEIRAS 
Outra música bem legal é outra em que o ouvinte pode brincar também independente de ter o DVD ou não

7-CABO DE GUERRA 
Música mais curta de todo o álbum, com 1:36 de duração, a música também quase nem tem letra, a melodia da faixa enjoa com o tempo pela letra ser curta.

8-AMARELINHA  
Regravação de uma música da Xuxa presente no CD Boas Notícias (Sim Livre, 1990) a música é no estilo de Rap a versão feita pra esse XSPB não alterou quase nada a melodia da música. Apesar do primeiro clipe não ser tão infantil.A música "Amarelinha (Pulando, Pulando)" tem 2 clipes diferentes o segundo é mais infantil (Feito no XMI) .

9-BOLA COM A BOCA 
A letra da música é total duplo sentido (risos) mas em tempos de infância ninguém notava isso. Brincadeiras á parte, a brincadeira recordada nessa música nada mais é do que "Estourar Bolas com a Boca", outra brincadeira que era super comum nos programas Xou da Xuxa. 

10-PIQUE ALTO 
Outra música muito popular do Álbum, juntamente á Bambolê e não teria como ser diferente, afinal as letras dessas músicas são muito bem elaboradas e tanto aquele ouvinte que não tem o DVD, mas tem o CD entende bem sobre o que a Xuxa está falando na música, o ritmo é bem bonitinho, e a letra contagia com sua animação 

11-BOBINHO 
Só a Xuxa mesmo pra mostrar pra você que "É Divertido Ser Bobinho" (risos) brincadeiras á parte a música explica as regras de uma brincadeira que todos nós conhecemos dois jogam a bola pra lá e pra cá e um tenta alcançar e no chão a brincadeira vira uma espécie de "Futebol".

12-SALADA MISTA 
Outra regravação da própria Xuxa, dessa vez do disco "Luz No Meu Caminho" (Som Livre - 1995) essa música também não alterou em quase nada a versão original, só deixou-a mais moderna, com um registro mais sério, essa música agradava também o público que estava na fase pré-adolescente, ganhou um clipe bem lindo e fofo bem semelhante ao de "Amarelinha", em 1995  a música foi grafada com X, por motivos óbvios, dessa vez a grafia utilizada foi a correta. Essa brincadeira era feita do Park e Xuxa fala que ao tapar os olhos das crianças, colocava uma "fenda" entre os dedos assim a criança podia ver e beijar quem ela queria, foi mais uma música criticada pelo moralismo da época que não gostou nada nada de uma canção infantil que fala de beijo na boca.era uma das brincadeiras preferidas da Xuxa na infância . A música estava na boca da garotada e entrou pro rol de músicas mais lembradas de Xuxa.

13-A LINDA ROSA JUVENIL 
Música cantada por Sasha trata-se de uma cantiga de roda que conta a história da Bela Adormecida de um jeito divertido. 

14-BRINCAR DE SONHAR 
Essa música é cantada pelas meninas vencedoras da promoção "Brincar de Sonhar e Cantar" a voz das meninas está simplesmente INCRÍVEL no CD, é uma linda canção de ninar que elas cantam maravilhosamente bem. 

2 comentários:

  1. O clipe de Morto vivo é horrível mesmo e tão simples q fizeram de qualquer jeito

    ResponderExcluir
  2. Na música "Salada Mista" eu tento não cantar uma parte que... vc sabe do que eu tô falando, né?!

    ResponderExcluir