segunda-feira, 6 de novembro de 2017

[RAIO-X] Xuxa Só Para Baixinhos Vol. - 4





NOME: Xuxa só Para Baixinhos 4 
ANO: 2003 
VENDAS: 200.000 
RECOMPENSA: Ouro 
SINGLES: Estátua, Surfar, Hula-Hula da Xuxinha 
ESTILO: Infantil 

Enfim chega o ano de 2003 a loira havia enfrentado uma dificuldade muito grande na audiência de seu novo programa "Xuxa no Mundo da Imaginação" o programa passou por várias modificações nesse ano. O programa estreou com média de 15 á 16 pontos. No decorrer do primeiro ano, no entanto, foi perdendo audiência, ficando em segundo lugar, atrás do Bom Dia & Companhia, na época apresentado por Jackeline Petkovic, que chegava a atingir 17 á 20 pontos contra a 9 da Rede Globo. Em 2003 o programa já havia perdido mais da metade da audiência, tendo uma média de apenas 6 pontos. Nesta época também enfrentava o Note e Anote, da RecordTV, que ultrapassava o infantil em diversos dias, deixando o Xuxa no Mundo da Imaginação em terceiro lugar. Um ponto alto nesse ano de 2003 foi o filme "Abracadabra" um dos melhores filmes da rainha Xuxa e com uma excelente bilheteria.

Assim como já era esperado, Xuxa lança seu novo XSPB dessa vez com o tema praia, ao contrário do que muitos fãs falam por aí, o CD vendeu 200.000 cópias (basta olhar na tiragem do CD) mas há quem diga que o DVD vendeu vendeu mais de 750.000 cópias mas ainda não há fontes sobre isso.A foto da capa é a mais bonita foto de um XSPB da Xuxa, nele a loira aparece de aplique com umas fotos pra lá de sensuais, apesar das fotos serem bonitas esse álbum teve apenas duas fotos: a da capa e a da contracapa que é repetida na cártula traseira do CD, o encarte não possui fotos, apenas letras sob um fundo que remete a areia da praia com conchinhas e estrelas-do-mar. Este álbum alcançou a 3ª posição entre os mais vendido no Brasil em 2003, e 18º na lista dos DVDs mais vendidos no Brasil em 2003. De acordo com a ABPD. É o vigésimo sexto álbum de estúdio e o décimo nono em português da Xuxa, foi lançado em julho de 2003 em plenas férias escolares, talvez como uma jogada de marketing já que o álbum tinha o tema praia,  e lançado em DVD no dia 26 de novembro de 2003, foi remasterizado e lançado em CD em 2008 em versão econômica. 

Só para Baixinhos: O Show foi a décima segunda turnê de Xuxa, e era baseada nos 4 primeiros volumes da série "Só Para Baixinhos". A turnê percorreu em várias cidades do Brasil como Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, Recife, Salvador, Porto Alegre, Maceió, São Luís, Natal e Goiânia. A ideia da turnê do projeto XSPB veio desde 2000 quando o mesmo foi lançado. A primeira turnê chegou a ser idealizada para 2001, porém com o acidente nas gravações do Xuxa Park o projeto foi cancelado. Apesar de ser o retorno da apresentadora aos palcos, é uma turnê pouco conhecida pelo público. O cenário do show se assemelha muito ao do projeto XSPB 2 com algumas árvores, flores e as nuvens. 

1-DIRIGINDO MEU CARRO 
Música que abre tanto o CD quando a VHS e DVD tem como objetivo ensinar onomatopeias as crianças com o barulho de cada coisa do carro: para-brisa, motor e etc... 

2-HULA-HULA DA XUXINHA 
A música foi uma das mais populares desse álbum de Xuxa, as crianças cantavam a letra na época, no clipe também aparece o personagem Guto.

3-SURFAR 
Outra das mais populares músicas desse disco da Xuxa, os meninos principalmente adoravam, a letra foi um sucesso. 

4-NADANDO COM O TEDDY 
O Teddy ficou fora do álbum anterior pois não se encaixava com a proposta rural do CD, mas voltou com tudo nesse álbum, afinal ele não poderia ficar de fora já que o projeto praiano do álbum encaixa-se perfeitamente bem com o personagem.

5-SR. BATEDECABATEDELÁ 
No estilo de Reggae a música faz as crianças criarem um som maneiro usando diferentes partes do corpo.

6-ELE É O TXUTXUCÃO 
Personagem mais amado das crianças, não deixou de estar presente em praticamente nenhum álbum da loira de 2001 pra frente, dessa vez o cãozinho volta no melhor estilo havaiano. 
  
7-SHAKE COM O PÉ 
Outra música que nunca pode faltar em nenhum XSPB da Xuxa é o famoso shake o que deixa uma coisa bastante sem graça pois a impressão que dá é que é sempre o mesmo álbum mudando apenas o tema, nesse clipe um dos atores até imita o Elvis Presley. Se o outro é com as mãos, esse é com o pé.

8-SEM PARAR 
Mais um Shake. A melodia é bem animada e faz a criança fazer tudo que a letra pede. 

9-ESTÁTUA 
Mais uma música popular nesse álbum, essa música foi talvez a mais popular desse disco entre as crianças, que não paravam de fazer sua coreografia, as professoras que acompanhavam, enlouqueciam, (risos) também foi a música desse disco mais divulgada no Xuxa no Mundo da Imaginação. 

10-TOQUE O DEDO 
Mais uma música de Xuxa semelhante as de Eliana, mas enfim...a letra tem participação do Guto, e as crianças fazem tudo que a letra pede. 

11-CINCO NA CAMA 
Essa música faz um duplo sentido completo (risos) mas não tem problema, naquela época as crianças não viam maldade. Tem como objetivo ensinar as crianças á contar de trás pra frente de 5 á 1. Figurinha carimbada nas músicas do XSPB da Xuxa e o clipe foi muito bem tocado no Xuxa no Mundo da Imaginação, é um dos clipes em que foge do cenário da praia e nada tem haver com o resto do álbum. No clipe pode-se notar também a presença da paquita Andressa Cruz.  

12-RODA, RODA (Bônus Track do CD)
Essa música é semelhante á "Sem Parar" desse mesmo álbum, essa é talvez a única faixa que não é cantada pela Xuxa mas sim pelas crianças, também não obteve clipe ficando restrita apenas ao CD. 

13-SE... 
Essa música é uma regravação de If All The Raindrops do boneco Barney, já havia sido cantada pela apresentadora Eliana com uma letra similar á essa em 1999. Também ganhou outra versão na voz do Patati & Patatá.



14-DEDO DAS MÃOS 
Essa música é outra que foge do cenário da praia, o clipe lembra muito os videoclipes feitos no Xuxa no Mundo da Imaginação, nem precisa dizer que foi super reprisado no programa né? 

15-SKINIMARINKI 
Juro que tentei procurar o significado da palavra "Skinimarinki" mas não encontrei, se alguém souber por favor deixe nos comentários tá bem? rs, e o pior é que essa era minha música preferida do álbum, ah meus sete anos (risos) mas brincadeiras á parte, a música obteve algum êxito na época. 

16-A HISTÓRIA DA CABANA 
O coelhinho Fufu volta nessa música, porém ele não canta, apenas aparece no vídeo, a música não é cantada pela Xuxa e sim pela menininha Talita que ficou presente nos XPBS da Xuxa em muitos volumes, a música conta uma historinha bem legal e o cenário do clipe remete muito aos cenários das historinhas do Xuxa no Mundo da Imaginação. 

17-A LINDA SEREIA 
Outra música super legal que conta uma historinha bem fofa aos baixinhos, (era uma das minhas preferidas na época) e a sereia cantora do clipe é a Paquita Andressa Cruz, inclusive o "Lá Lá Lá" da música é dela.  

18-TABA NADA 
Não se sabe ao certo qual o idioma dessa música mas acredito que seja Havaiano, é a única música de XSPB da Xuxa com outra língua a tradução literal dessa música ficaria algo mais ou menos assim: "Vamos todos descer até a praia para termos um dia maravilhoso Vamos, vamos todos. Legal!" e "Seja Feliz Nessa Ilha". 

19-PORQUINHO 
Música curta do CD, o álbum começa á ficar mais lento á partir daqui para abaixar a bola das crianças como em todos os XSPBs é comum, essa faixa deveria ter sido incluída em algum pot-porri pois a letra tem pouco mais de 42 segundos. O clipe é bem cute-cute aonde Xuxa brinca com os pés de Sasha que tinham porquinhos desenhados em cada dedo. 

20-HORA DE DORMIR 
Mais uma faixa com participação da Xuxinha essa é a única música realmente educativa do disco, ela tranquiliza os pequenos que estão dormindo sozinhos e tem medo do escuro, a música incentiva as crianças á orar e fala até em jesus é uma música quase gospel e muito linda, de longe a melhor desse álbum. 

21-ALOHA, OE! 
O Clipe da música era os créditos do DVD e da VHS, a música é uma excelente canção de ninar no melhor estilo havaiano, a melodia é longa para cobrir todos os créditos mas a letra é curtíssima, o videoclipe em que Xuxa parece vestida de havaiana e dançando hula foi usado para fazer a propaganda no XMI, aparecia apenas a silhueta de Xuxa informando que um novo álbum estava por isso despertava a curiosidade nas crianças.    

Um comentário: